A agenda dos viciados em seriados ; principalmente norte-americanos, canadenses e ingleses ; é aceleradíssima. Além das estreias de novas temporadas dos queridinhos de sempre, como Grey;s anatomy e The big bang theory, previstas para novembro na grade a cabo nacional, 17 novas séries devem aparecer na telinha até dezembro ; sem citar outras 13, no ar desde setembro, e as minisséries. Tanto para quem surfa pela internet atrás do que acaba de ser exibido lá fora, quanto para quem tem paciência com o atraso inevitável dos canais por assinatura no Brasil, acompanhar tudo pode ser impossível. Mas não custa nada dar uma chance aos inéditos.
A estação, chamada nos Estados Unidos de fall season (outono), é quase como um Natal antecipado para os maníacos: retorno de antigos conhecidos, boas-vindas às novidades, e, de vez em quando, notícias pouco comemoradas. Caso de The walking dead, o hit de zumbis do canal a cabo americano AMC (de Breaking bad e Mad men), que no Brasil é mostrado pela FOX. Frank Darabont, cineasta consagrado (de Um sonho de liberdade) e cérebro do seriado, foi demitido por corte de gastos no fim de julho. Apesar da garantia de uma segunda temporada (na próxima terça-feira, às 22h), o futuro preocupa.
Por outro lado, a troca de cadeiras é chamariz de público. O maior exemplo é Ashton Kutcher ocupando o posto do polêmico e incontrolável Charlie Sheen, protagonista de Two and a half men durante oito anos. O novo personagem, Walden Smith, obteve um recorde para o programa: cerca de 28 milhões de espectadores viram o primeiro capítulo da nona temporada (prevista para chegar ao Brasil em 9 de novembro, às 20h, no Warner Channel), exibido em 19 de setembro. Número dos sonhos de qualquer estreante.
Novas temporadas
Uma tonelada de renovações desembarca no Brasil. The big bang theory (25 de outubro, às 20h, no Warner), que elevou os nerds de videogames e computadores ao status de popstars, volta com os conflitos sentimentais e as piadas internas de sempre. A série de investigação criminal mais popular também não para: CSI (12;; segundas, às 21h, na Sony), CSI Miami (décima; quartas, às 21h, na Sony) e CSI NY (oitava; estreia dia 27, às 21h, no AXN).
Em novembro, chegam capítulos fresquinhos de Desperate housewives (oitava temporada), Grey;s anatomy (oitava), House (oitava) e Supernatural (sétima). Outros títulos importantes estão em andamento nos EUA: Boardwalk empire (segunda), Breaking bad (quarta, já encerrada), Community (terceira), Dexter (sexta), Fringe (quarta), Glee (terceira), How I met your mother (sétima), Sons of anarchy (quarta) e The office (oitava, sem Steve Carell). Motivos de sobra para não sair de casa.
[FOTO1]
Combat hospital. Onde e quando: dia 19, às 21h, no AXN.
A série canadense dramatiza o trabalho de médicos e enfermeiras de vários países (Alemanha, Austrália, Canadá, EUA e Inglaterra) durante a guerra do Afeganistão, em 2006. A premissa é familiar, parecida com a de M*A*S*H, mas o tom é sisudo, bem diferente da clássica comédia de humor negro dos anos 1970.
[FOTO2]
Enlightened. Onde e quando: dia 17, às 21h, na HBO.
Laura Dern, atriz de papéis perturbados no cinema (Veludo azul e Império dos sonhos), encarna uma mulher de negócios à beira de um ataque de nervos. Ela é Amy Jellicoe, uma executiva que precisa se recuperar de um colapso nervoso. Luke Wilson, irmão de Owen Wilson, é Levi, ex-marido da destemperada protagonista. Par incomum.
Person of interest. Onde e quando: dia 18, às 21h, no Warner Channel.
A atração mais estrelada do momento: roteiro de Jonathan Nolan (irmão do diretor Christopher Nolan, de A origem), produção executiva de J.J. Abrams (Lost), e elenco com Jim Caviezel (A paixão de Cristo) e Michael Emerson, o excêntrico Ben/Henry Gale de Lost. Um ex-agente da CIA (Caviezel) e um bilionário gênio da computação (Emerson) tentam solucionar crimes que ainda não aconteceram. Alguma semelhança com Minority report, o filme de Spielberg baseado no conto de Philip K. Dick?
American horror story. Onde e quando: 8/11, às 23h, na FOX.
A maior novidade do terror promete estilo e erotismo típicos da vampiresca True blood. A família Harmon sai de Boston e parte para Los Angeles. Mas a nova mansão é amaldiçoada e atormenta cada um dos três moradores: Ben e Vivien lutam para reatar o relacionamento, enquanto Violet batalha contra a depressão. O destaque no elenco é Jessica Lange (Tootsie, Cabo do medo), num papel coajduvante.
2 broke girls. Onde e quando: dia 25, às 20h30, no Warner Channel.
Exibida pela primeira vez após o retorno de Two and a half men, a comédia focaliza o cotidiano de duas jovens garçonetes nova-iorquinas, Max (Kat Dennings) e Caroline (Beth Behrs). Elas sonham em abrir juntas a própria empresa, uma loja de cupcakes ; e para isso precisam de US$ 250 mil. No time de produtores, Michael Patrick King, de Sex and the city.
Grimm. Onde e quando: 28/11, Universal Channel, sem horário definido.
Híbrido de fantasia, suspense e policial, o seriado baseia-se sutilmente nas histórias dos irmãos Grimm. Um detetive descobre que descende de uma linhagem de caçadores de seres sobrenaturais, conhecidos como Grimms: ar de conto de fadas urbano. David Greenwalt, um dos criadores, tem no currículo trabalhos como produtor executivo à frente de Angel e Buffy: a caça-vampiros.
Terra Nova. Onde e quando: segundas, às 22h, na FOX.
Ficção científica com dinossauros? Só pode ser coisa de Steven Spielberg, o dono de Jurassic park ; O parque dos dinossauros. Ambientado em 2149, o programa apresenta um planeta caótico, em extinção e superpopuloso. Mas uma grande descoberta permite que cientistas viajem no tempo (85 milhões de anos atrás) e construam um novo futuro. Spielberg anda ocupado na telinha: é produtor executivo de Falling skies (TNT), uma espécie de The walking dead com aliens no lugar de mortos-vivos, e de Smash, drama inspirado na Broadway que estreia em fevereiro de 2012 nos EUA.
New girl. Onde e quando: sem previsão para o Brasil.
Com as maiores audiências da temporada e mais 11 episódios encomendados, a série deve chegar rapidinho ao canal FOX. Zooey Deschanel, a dócil cantora indie do duo She & Him e atriz de filmes como (500) Dias com ela, interpreta uma jovem que, depois de romper com o namorado, passa a dividir um apê com três homens solteiros ; futuros amigos dela, é preciso informar.
Melissa & Joey. Onde e quando: terças, às 21h, no Sony Spin.
Já renovada para uma segunda temporada, a sitcom brinca com corrupção política e crise financeira. Mel (Melissa Joan Hart), após um escândalo que abalou as bases da sua família, toda formada de políticos, contrata Joe (Joey Lawrence), um investidor fracassado, para ser babá dos seus sobrinhos. Novos episódios só chegam no ano que vem.
Pan Am. Onde e quando: início de 2012 na Sony.
A cultuada e premiada Mad men (HBO) iniciou uma onda retrô neste segundo semestre. Pan Am, com Christina Ricci, dramatiza os bastidores da famosa companhia aérea dos anos 1960. Já The Playboy Club (6/11, às 22h, FX) recupera o glamour das coelhinhas da revista masculina: primeiro cancelamento da temporada, durou apenas seis capítulos.