Separados por mais de oito mil quilômetros do Oceano Atlântico, Brasil e Itália encurtaram um pouco essa distância. Um acordo firmado entre os dois países há dois anos ganhou corpo e, agora, se transformou em ações concretas na arte, cultura, gastronomia, design, música, moda e festas tradicionais. Batizada de Momento Itália-Brasil, a iniciativa se estenderá por nove meses, em todo o território brasileiro, com ações, inclusive culturais, previstas para Brasília. ;A característica não é ser fabricado na Itália e importado pelo Brasil, mas ser produzido no Brasil, com a participação de amigos italianos;, explica o embaixador italiano Gherardo La Francesca.
No Planalto Central, a programação será aberta com a Mostra Maria Bonomi, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 12 de outubro. ;É a maior artista italiana no Brasil neste momento;, destaca o embaixador. As cerca de 150 peças, entre vídeos, esculturas e gravuras (algumas inéditas) estarão disponíveis ao público desde as 9h. À noite, será lançado o selo comemorativo da parceria.
Ainda no CCBB, três mostras de cinema com temática italiana estão previstas para ocorrer até o ano que vem. A primeira delas, em novembro, será a Venezia Cinema, que traz para o Brasil as novidades da última edição desse tradicional festival de cinema europeu. Para o ano que vem, também estão confirmadas mostras específicas de cineastas como Nani Moretti (possivelmente com a presença dele) e Luchino Visconti. Uma quarta atração poderá surgir no cenário cinematográfico da cidade, caso se confirme a vinda da mostra dedicada a Dario Argento. ;Só a programação dos primeiros meses está fechada, muitos eventos ainda serão agregados;, avisa La Francesca.
Em âmbito nacional, a maratona já começou. Está em cartaz, em Belo Horizonte, a mostra Roma ; a vida e os imperadores, na casa Fiat de Cultura. Um destaque nos próximos dias será o espetáculo Ensaio sobre a beleza, do artista italiano Valério Festi, que explora o elo entre duas culturas no campo da arte em geral. Encenada na Cinelândia, no Rio de Janeiro, a montagem contará com 100 atores, 180 figurinos, rapel sobre edifícios, esferas voadoras e outros deleites visuais.
São Paulo receberá uma exposição com sete telas do pintor milanês Caravaggio, e mais 40 telas de pintores caravaggista que seguem os mesmos preceitos na pintura. A cidade ainda sediará, no mês que vem, uma mostra de teatro de rua com grupos italianos.
O anúncio das ações iniciais foi feito ao som da música Sampa-Milano, composta por Gilberto Gil especialmente para a ocasião. Na letra, o baiano funde nomes de cidades dos dois países como Rio, Roma, Salvador e Nápoli, e ainda canta: ;O mesmo mar azul do Brasil, mediterrânea Itália;. Na versão, sua voz e seu violão ganham o acompanhamento da cantora Simona Molinari, que começa a se firmar no cenário musical de seu país. A identidade visual do Momento, criada pelo publicitário Washington Olivetto mescla o cartão-postal máximo da Itália, o Coliseu, ao Cristo Redentor.
; Festivais em todo o país
As ações de aproximação entre os dois países não se limitam ao campo cultural. A designer de joias Francesca Diana Romana lançará sua nova coleção inspirada em monumentos italianos. Há um projeto para criar uma linha de ônibus em São Paulo que leve os turistas aos pontos mais italianos da cidade. No ano que vem, o festival gastronômico Sabor Brasil, presente em 200 cidades de todos os estados brasileiros, terá a Itália como tema. Ou seja: as receitas brasileiras deverão ganhar ingredientes ou toques típicos do país europeu e vice-versa. Ainda será desenvolvido um modelo para que empresários dos dois países discutam seus respectivos setores das indústria.