Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cantora Ligiana Costa abre a programação musical do Festival de Brasília

Desde a infância, a cantora, musicóloga e compositora Ligiana Costa é ligada ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Levada pelo pai, o músico e jornalista Celso Araújo, ela assistiu a incontáveis filmes. Alguns como Eu te amo, de Arnaldo Jabor; e Bicho de sete cabeças, de Laís Bodanzky, ela considera todos marcantes. Alguns a fazem a recordar-se da trilha sonora. Ligiana vai mostrar o conhecimento de trilhas sonoras de filmes nacionais hoje, às 22h30, quando subir ao palco montado praça do festival, no Cine Brasília.

A cantora vai abrir a programação de shows temáticos, que serão apresentados após a exibição dos concorrentes da mostra competitiva do 44; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Canções de cinema é o título do show de Ligiana. ;Tive dificuldades para montar o repertório porque é impressionante a quantidade de músicas boas reunidas em trilhas de filmes nacionais. Estou feliz e honrada pelo convite, um momento sagrado para a cultura de Brasília;, orgulha-se.

Entre as canções escolhidas por Ligiana, estão Um trem para a estrelas (Gilberto Gil e Cazuza), Bye bye Brasil (Roberto Menescal e Chico Buarque), Eu te amo (Tom Jobim) e Bicho de sete cabeças (Geraldo Azevedo), Para inglês ver (Lamartine Babo). ;Vou cantar, também Cinema novo, uma ode de Caetano Veloso e Gilberto Gil ao cinema brasileiro, gravada no álbum Tropicália 2;, adianta.

Amanhã, no mesmo horário, o público poderá apreciar a sofisticação musical do Quarteto Brasília. Formado por Ludmila Vinecka (primeiro violino), Cláudio Cohen (segundo violino), Glesse Collet (viola) e Guerra Vicente (cello), o grupo desenvolveu, ao longo de 25 anos de carreira, uma carreira vitoriosa, elogiada no Brasil e no exterior, com seis discos lançados e alguns prêmios.

No recital, intitulado Cine clássico, o Quarteto vai tocar A pequena serenata (Mozart), Minueto (Boccherini), Entertainer (Scott Joplin), O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar), entre outras peças. ;Participei da trilha sonora de Villa-Lobos ; Uma vida de paixão, de Zelito Viana, dublando Marco Palmeira em Canto do cisne negro. O Quarteto fez Brincadeira, do Quarteto n; 1;, conta Guerra Vicente.

Da programação, fazem parte ainda os shows: Cine MPB, com o cantor Eduardo Rangel, na quinta-feira; Cine baião, que reunirá Beirão e Os Filhos de Dona Nereide, na sexta-feira; Cine soul jazz, da cantora Georgia W Alô, (vocalista da BSB Disco Club), no sábado; Jards Macalé fecha a programação com o show Cine Macalé, no domingo. O cantor, compositor e ator carioca tomou parte em vários filmes, com destaque para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, Terra estrangeira, de Walter Salles Jr., Amuleto de Ogun e Tenda de Milagres, de Nelson Pereira dos Santos. Ele vai dedicar o show a Grande Otelo.

PROGRAME-SE

HOJE
Canções de cinema, com Ligiana Costa4.

AMANHÃ
Cine clássico, com Quarteto de Brasília

QUINTA
Cine MPB, com Eduardo Rangel

SEXTA
Cine baião, com Beirão e os Filhos de Dona Nereide

SÁBADO
Cine soul jazz, com Georgia W. Alô

DOMINGO
Cine Macalé, com Jards Macalé

* Programação iniciada às 22h30, na praça do festival. Entrada franca. Classificação indicativa livre.