Diversão e Arte

Com novos discos, Fiuk e Wanessa trazem novos novos elementos à carreira

postado em 04/09/2011 21:59
Wanessa: clara inspiração nas divas Madonna, Lady Gaga e Britney Spears
O cenário pop nacional andava morno nos últimos tempos. No entanto, dois cantores ; filhos de ícones da música brasileira ; resolveram agitar a cena. Fiuk e Wanessa (ex-Camargo, já que a artista não usa mais esse nome artístico) lançaram os discos Sou eu e DNA, respectivamente. Cada um ao seu estilo, os dois trazem elementos novos para a própria carreira e para o cenário musical brasileiro.

Em seu novo álbum, que marca o início da carreira solo, Fiuk aposta em um tom mais romântico que o apresentado nos trabalhos com a banda Hori. As melodias mais suaves remetem a algumas canções do pai do astro pop, Fábio Jr, que colaborou na composição de Sempre mais. Apesar das referências e de parcerias com Jorge Ben Jor e Caco Grandino (NX Zero), o cantor teen decidiu fazer um disco que fosse a sua cara.

;Foi uma coisa de feeling sabe? É muito particular, encarei esse projeto como uma obra de arte, tentei dar um toque pessoal às músicas;, explica o cantor. Representando uma nova geração de artistas pop, ele não se prende a um único estilo. Nas 11 faixas do álbum o rock e até mesmo o samba se fazem presentes, com o estilo ousado e romântico característico de Fiuk. ;Eu mudo com o tempo, procuro sempre me transformar. Acho isso saudável;, diz.

Ele também tenta se consolidar como músico, com uma participação em toda a parte de produção musical de Sou eu. Além de cantar, Fiuk toca bateria, guitarra e violão em mais da metade das músicas do disco. ;A única coisa que posso afirmar é que o CD é a minha cara, esse nome Sou eu não foi escolhido à toa.;

Som dançante
Wanessa resolveu tornar o inglês língua oficial para seu DNA, já que nos últimos trabalhos a língua estrangeira só aparecia em alguns singles. O novo projeto da cantora tem clara inspiração nas divas do pop (Britney, Madonna, Gaga etc). Apostando alto nas batidas eletrônicas da house music ; sobretudo no tribal, estilo mais rápido que os demais ;, ela apresenta um som acelerado, forte e repleto de atitude, com direito a coreografias e videoclipes altamente produzidos.

Quem acha que Wanessa é apenas uma cópia das artistas americanas não está completamente errado. Tampouco totalmente certo. A brasileira investiu pesado em coreografias, danças e parcerias com artistas gringos, porém com um tempero tupiniquim. Na música Sticky Dough ; uma das principais do álbum ;, ela lança mão das batidas do samba misturadas ao som eletrônico. Graças a essas escolhas, Wanessa é, atualmente, a mais forte candidata a diva do pop nacional.

Mostrando que não está de brincadeira, a cantora ; filha do sertanejo Zezé de Camargo ; emplacou mais três singles: Falling for U, Stuck on repeat e Worth it. Todos sons dançantes e acelerados, que já vinham fazendo sucesso nas pistas das boates. Pelo estilo escolhido, Wanessa é hoje uma das principais estrelas das boates gays do país. Isso não parece incomodar a cantora. ;Senti que o público LGBT entendeu de cara essa proposta, pouco conhecida no Brasil, que mistura dance, house e pop;, comenta.

O pop nacional não sobrevive apenas de cantores em carreira solo. Mantendo a melhor tradição do ritmo no Brasil, a banda NX Zero traz o som pesado do rock com as letras melódicas do emocore ; estilo que mistura levada romântica e rock;n;roll. A banda, que está na estrada desde 2001, é uma das referências para os novos grupos. ;Eles estão sempre evoluindo, apresentando ideias diferentes, admiro muito o trabalho deles;, revela Fiuk.

Fiuk:

Três perguntas - Fiuk

Como foi abandonar a Hori, sua primeira banda?
Pô, bicho, foi uma loucura. Eu tenho a banda desde os 13 anos, mas não estava conseguindo enxergar um projeto futuro. Aí decidi partir para a carreira solo. Confesso que foi o maior desafio da minha vida.

A carreira solo é muito diferente?
É o maior desafio da minha vida. Fiquei isolado, bitolado nisso durante 4 meses. Eu sinto que estou me explorando, arriscando, descobrindo quem eu sou.

Você apostou em diversos estilos. Por quê?
Música é música. Eu gosto de cantar coisas que me fazem bem. Acho legal ter esse esquema de shuffle, sabe, colocar vários estilos no disco. A cada play é uma surpresa.

DISCOS
Sou eu
Primeiro CD solo de Fiuk, 11 faixas, lançamento Warner Music. R$ 29,90

DNA
CD de Wanessa, 15 faixas, lançamento Sony/BMG. R$23,90

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação