Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Gilson Peranzzetta e Nelson Faria unem sonoridades no Clube do Choro

Eles se admiravam mutuamente, mas nunca haviam tocado junto. Em 2008, ao participarem do festival Canto de primavera, em Pirenópolis, quando comandaram oficinas instrumentais, o pianista Gilson Peranzzetta e o violonista Nelson Faria formaram um duo e se apresentaram no teatro da vizinha cidade goiana. O resultado agradou tanto que eles decidiram juntar os talentos no disco Buxixo, cujo repertório serve de base para o show que eles fazem, de hoje a sexta-feira, às 21h, no Clube do Choro.

Álbum lançado pelo selo carioca Delira Música, Buxixo reúne 12 temas. Peranzzetta diz que as composições de sua autoria já haviam sido gravadas em outros discos. ;Especialmente para esse trabalho, compus com o Nelson Caindo no choro e a bossa canção Rua Bougainville. Há ainda os clássicos Doce de coro (Jacob do Bandolim) e Estamos aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck).;

O encontro desses dois grande instrumentistas resulta em sonoridades peculiares, timbres e suavidades que conduzem à emoção. No palco, eles tocam em duo, fazem solos, trocam funções e buscam novas dinâmicas e texturas musicais. Ora a mão esquerda do piano busca os baixos e desenha a harmonia para que o violão evolua, ora, o violão serve de apoio para solos e desenhos do piano, proporcionando algo que beira a magia.

Pianista, compositor, arranjador, maestro e produtor, Peranzzetta é considerado um estilista da música. Embora tenha trabalhada com meia MPB ; de Elizeth Cardoso a Gonzaguinha, de Roberto Menescal a Gal Costa ;, foi com o parceiro Ivan Lins, de quem esteve ao lado na fase mais produtiva, que se tornou conhecido do grande público.

Há mais de 20 anos, tem duos com o flautista e saxofonista Mauro Senise, e com o violonista Sebastião Tapajós, além de trio formado com o baixista Zeca Assumpção e o baterista João Cortez. Dono de sólida carreira no exterior, possui músicas gravadas por ícones do jazz, a exemplo de Sarah Vaughan, Quincy Jones, George Benson, Patti Austin, Diane Schuur e Toots Thielemans.

Anualmente, Peranzzetta apresenta-se nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. ;Em junho, estive na Holanda, onde, com Mauro Senise, participei da gravação de um CD de Edu Lobo e da Orquestra de Amsterdã. Foram registradas 22 músicas do Edu. O disco será lançado no mercado europeu;, conta. Recentemente, saiu o álbum 100 anos de Noel Rosa (Biscoito Fino).

Brasília íntima
Mineiro, que iniciou a carreira em Brasília, na década de 1980, Nelson Faria teve passagem pela Escola de Música e pelo Departamento de Música da UnB. Recebeu aulas particulares de Sidney Barros (mestre Gamela), que despertou nele o gosto pelo estilo chord melody. Em 1983, seguiu para Los Angeles (EUA), onde foi aluno de Joe Pass, Joe Diorio, Frank Gambale e Scott Henderson.

De volta à capital, integrou grupos de jazz e fez parte das bandas que acompanhavam Cássia Eller e Zélia Duncan. Já radicado no Rio de Janeiro, tocou com Paulo Moura, Wagner Tiso, Toninho Horta, Tim Maia, Milton Nascimento e Edu Lobo. O guitarrista já se apresentou em vários continentes ; dos Estados Unidos à Alemanha, da Colômbia a Israel, de Portugal à Indonésia ; quase sempre tomando parte em festivais. Em janeiro do ano passado, radicou-se na Suécia, onde é professor convidado da ;rebro Universitet, Ingesund Universitet e KMH.

Nelson Faria tem nove discos lançados, sendo três individuais. Um deles é o Beatles, um tributo brasileiro. ;Meu CD mais recente, de produção independente, gravei ao vivo com uma big band de Frankfurt, na Alemanha, em 2010. Levarei exemplares para autografar depois do show com o Peranzzeta, no Clube do Choro, um palco onde todo músico se sente em seu habitat natural;, anuncia.

Gilson Peranzzetta e Nelson Faria

Show do pianista carioca e do violonista mineiro, de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Clube do Choro do Brasil. No Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 14 anos.