O fotojornalismo é internacional, em papel ou pela internet. Por isso, desde 1944, a Escola de jornalismo da Universidade de Missouri ; Columbia, nos Estados Unidos, promove o Pictures of the Year International (POYi). Em 2011, o concurso teve sua primeira edição latino-americana e as fotografias vencedoras da competição serão mostradas, hoje, no Sesc (504 Sul).
O POYi Latino América foi organizado com a Nuestra Mirada ; uma rede social de fotojornalistas iberoamericanos. O objetivo da premiação é reconhecer e divulgar os trabalhos de fotografia documental que foram publicados na imprensa do continente. O material que compõe a exposição de hoje traz visões sobre eventos noticiosos e temas sociais que assolam a América Latina. Entre as categorias estão: notícias, vida cotidiana, retratos, meio ambiente, esportes, migração e tráfico de pessoas e sociedade e conflito.
Além da projeção das principais fotos do POYi Latino América 2011, quem for ao evento vai ter a chance de conversar rapidamente com o fotógrafo Pablo Corral Vega. O equatoriano é o diretor da Nuestra Mirada, que conta, atualmente, com um acervo de cerca de 1.600 fotografias que retratam as mais diversas facetas de países como Bolívia, Peru, Argentina, Uruguai e, é claro, Brasil. Durante o bate-papo com o público, questões relevantes do fotojornalismo contemporâneo serão abordadas, assim como os desafios de correspondentes internacionais e as mudanças impostas pela transição tecnológica.
[SAIBAMAIS]
Vencedoras
Entre as fotografias expostas, uma particularidade do continente latino-americano é intensamente abordada: a paixão pelo futebol. O mundo da bola aparece nas categorias esportes e vida cotidiana, provando que é um dos elementos que melhor sintetiza a cultura local. Um exemplo é o clique do fotógrafo Alejandro Kirchuck ,que flagra torcedores do Boca Juniors pendurados na grade do estádio de La Bombonera cantando durante a entrada do time em campo para um clássico contra o rival River Plate.
A imagem ; premiada com o primeiro lugar do POYi 2011 na categoria esportes ;retrata com fidelidade a emoção dos torcedores, além do clima de entusiasmo que começava a se apoderar do estádio. A segunda colocada também é emblemática sobre a presença marcante do futebol nos hábitos do continente. A foto de Lucas Ninno Ometto mostra dois meninos brasileiros correndo atrás de uma bola em meio a uma rua alagada, após uma forte chuva em Cuiabá, Mato Grosso.
As questões ambientais também se colocam como uma importante preocupação dos fotógrafos da América Latina. Exemplo disso é a imagem de Jimmy Pirela ; terceira colocada da categoria meio ambiente. A foto mostra a gigantesca extensão de petróleo derramado no Lago de Maracaibo, em Zulia (Venezuela), que mais parece uma mancha de tinta em uma folha de papel esverdeada.
As questões sociais e econômicas também merecem destaque na premiação. Uma delas é a migração ; e as consequências desse processo ; a qual vários latinos-americanos se sujeitam diariamente. Segunda colocada da categoria, a imagem de Morten Andersen flagra os estrangeiros ilegais que estavam a 24 horas de serem soltos, ou seja, que passavam a última noite aprisionados. Mesmo perto da liberdade, a fotografia capta o clima de repressão do local, mostrando os detentos acorrentados nos pés, nas mãos e na cintura.
PROGRAME-SE
Projeção da exposição Prêmio PPOYi Latino Americano 2011 e encontro com o fotógrafo equatoriano Pablo Corral Vega, SESC 504 sul, às 20hr. Entrada Franca. Classificação livre.