Gramado - Reconhecido terreno machista, o Rio Grande do Sul teve o princípio de preconceito posto à prova na sexta noite de competição do Festival de Gramado. Com um domínio de elementos chaplinianos, o documentário El casamiento trouxe uma peculiaridade, ao retratar uma união entre dois cambaleantes idosos, Júlia e Ignácio: ele é um ex-pedreiro casado com a transexual doméstica aposentada.
Padrinho da relação acompanhada desde 1995, o diretor Aldo Garay, expõe, sem maiores conflitos, a harmonia da senhora doente e desdentada que pretende ;casar como uma dama;. Tendo por tesouro o cão Charlie (o filho inexistente), o casal, que experimenta existência demarcada como rotineira protagoniza uma produção detida numa perspectiva estável e limitada para os velhinhos.
[SAIBAMAIS]
Inédita, mesmo no Uruguai, a fita só peca pela redundância, ao optar pelo simplório reforço da formatação do casal: um se apoiando no outro, como se fossem, numa metáfora, pouco mais do que bengalas humanas.