O Exaltasamba vendeu mais de 8 milhões de CDs, está com a agenda de shows lotada até 2012 e, no último sábado, reuniu um público de 47 mil pessoas em Bauru, São Paulo. O que leva, então, uma banda no auge do sucesso a dar um tempo?
A decisão pelo recesso veio após longas conversas no fim do ano passado, mas só em junho deste ano o Exaltasamba deu a notícia ao público e à imprensa. Boatos sobre a possível separação já rolavam nos bastidores, mas o próprio grupo desmentia, o que se tornou, posteriormente, desnecessário. A carta de despedida ressalta a decisão: ;Nós, integrantes do Exaltasamba, sentimos a necessidade de uma maior dedicação à vida pessoal e a outros projetos, além de planejar novos rumos;, pontua a carta.
O caminho de cada integrante ainda é uma nuvem de interrogações. O vocalista principal, Thiaguinho, está no Exalta há nove anos e entrou depois que Chrigor optou pela carreira solo (e não obteve o sucesso esperado). Sozinho, Thiaguinho terá mais tempo para compor. O percussionista Thell vai voltar a estudar bateria, mas não pretende deixar o grupo de lado. ;Rezo para que um dia o Exalta volte;, disse. Péricles, um dos vocalistas, há muitos anos sente vontade de desenvolver carreira solo. ;Estou muito preparado para isso, acho que é o momento;, acredita. ;Sentamos, conversamos e vimos que o melhor momento é agora. Nada mais justo que a gente tentar desenvolver nossos projetos paralelos enquanto estamos no auge;, analisa Péricles.
A história do Exaltasamba completa 25 anos em outubro, quando Brasília receberá o show de despedida. No total, o grupo formado por Brilhantina, Thiaguinho, Péricles, Pinha e Thell já gravou 17 CDs e quatro DVDs, sendo que os oito primeiros trabalhos ainda contavam com Chrigor nos vocais, no lugar de Thiaguinho. Em 6 de setembro, eles disputam o Prêmio Multishow 2011 em três categorias: melhor show, melhor grupo e melhor DVD de música. Tudo isso em um ano de adeus, ou até logo.
[SAIBAMAIS]
Álbuns
Para celebrar esses 25 anos de história, o Exalta lançou no ano passado o CD e o DVD Exaltasamba ; 25 anos ao vivo, que atraiu 38 mil pessoas ao Palestra Itália, estádio do Palmeiras, em São Paulo. Um dos melhores álbuns da carreira do Exaltasamba, 25 anos ao vivo reuniu convidados ilustres, como os sertanejos Chitãozinho & Xororó, a atriz e cantora Mariana Rios, o funkeiro Mr. Catra, o pagodeiro Rodriguinho (ex-Travessos) e o padre Reginaldo Manzotti, que canta Uma carta para Deus, letra composta por Xande de Pilares (grupo Revelação), Carlos Caetano e Cisco.
No DVD nota-se um amadurecimento no estilo da banda. As roupas mais sóbrias não lembram em nada as cores vivas dos tempos antigos de grupo. A alfaiataria é a estrela da vez. Os tons em cinza destacam o palco repleto de luzes azuis em um cenário assinado por Zé Carratu.
Sob a regência de Serguei Eliazar de Carvalho, a Orquestra Versão Brasileira faz uma bela introdução que remete aos principais sucessos da banda. Juntos, eles tocam em 12 músicas como Não seria justo, Um minuto, Minha razão e Caminho sem amor. No trabalho eles arriscam versões de sucessos de outros artistas, como Bem que se quis, de Marisa Monte, e Toda forma de amor, de Lulu Santos.
Fã de carteirinha
A estudante Daiane Santos, 16 anos, é presidente do fã-clube A gente bota pra quebrar. Daiane é uma ;exaltamaníaca;, forma como são apelidados os fãs do grupo. A estudante conheceu o grupo há três anos e admira os sambistas pela união que eles transparecem. ;A união é o que mais gosto neles, por isso acho que eles conseguiram passar por esses 25 anos bem vividos;, acredita. Daiane vai a todos os shows, aguarda os ídolos no aeroporto e já até escreveu uma carta com dezenas de ;Eu te amo; e trechos de canções. O presente levou duas semanas para ser finalizado. ;No Twitter eles disseram que no ano que vem já iam voltar, para a gente não ficar se preocupando com isso. Eu acho que eles vão voltar. Se entrar outro vocalista no lugar do Thiaguinho, os fãs vão recebê-lo com o maior prazer.;
Veja a carta de despedida do grupo: