Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Balance nos bons tempos do Erasure

Vinte e cinco anos após estourarem nas paradas de sucesso com a música Oh L;amour, a dupla britânica Erasure se apresenta pela primeira vez em Brasília, hoje, às 21h30, no Jardim do Brasília Hall (Setor de Clubes Sul). Andy Bell e Vince Clarke trazem na bagagem os maiores sucessos da carreira, como Little respect, e tocarão uma faixa surpresa do mais recente disco, Light at the end of the world, de 2007: canções com tom político e romântico. ;Eu acredito que nossas músicas sejam sobre tolerância. Somos todos iguais, não importa quem você é, de onde veio, qual é a cor de sua pele, com quem você dorme. Somos humanos e vivemos juntos;, destaca Andy Bell.

Em Brasília, eles abrem a turnê Total Pop! pelo Brasil, antes de seguirem para Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. A última vez que estiveram no país foi com o show Cowboy tour, em 1997, quando passaram por Curitiba, São Paulo e Rio. ;Na nossa turnê, Total Pop, temos 20 músicas de toda a história do Erasure. Vamos misturá-las com alguns novos sucessos do mais recente disco. É um pequeno show de rock para dançar;, adianta Andy.

O synthpop, ou alternative dance, foi o estilo musical adotado em todos os 22 álbuns lançados do Erasure. Desses discos, 24 sucessos emplacaram nas paradas inglesas entre 1986 e 1997, a maioria deles (20) figuraram na lista do Top 100, da Billboard. Naquele mesmo país, 34 dos seus 45 singles e EPs chegaram ao Top 40, com 17 deles ocupando os 10 primeiros lugares. Isso tudo, afirma Andy Bell, é fruto de um trabalho interminável. ;As composições simplesmente surgem. A mais nova está sendo apresentada atualmente nas rádios do Reino Unido. Nós estamos nos preparando para lançar o novo álbum em outubro;, revela o vocalista. Com mais de mil composições autorais, Andy e Vince escreveram pelo menos 20 faixas nos dois últimos anos.

Em 1992, fizeram uma homenagem a um dos seus maiores ídolos, os suecos do Abba. Gravaram um EP intitulado Abba-Esque, uma versão remixada e satirizada de quatro músicas: S. O. S., Take a chance on me, Lay all your love on me e Voulez-vous, alguns dos maiores sucessos do quarteto que agitou pistas de dança no início da década de 1970. ;Nós somos muito fãs. Mas seria muito gravarmos mais que quatro músicas. Porém, durante muito tempo, isso nos tirou das nossas carreiras e eu perdi um tempo que poderia ter escrito mais de 100 músicas;, desabafa Bell.

Bandeiras
Na década de 1980, a música passou por uma revolução. O rock progressivo, característico da década anterior, cedeu espaço ao movimento new wave, caracterizado por muitas cores e que, na música, incorporou instrumentos eletrônicos, ritmos dançantes e levantou algumas bandeiras, entre elas a da liberdade sexual. O Erasure foi um dos protagonistas dessa geração que inaugurou os videoclipes, na recém-criada MTV norte-americana. Os rapazes também participaram de uma revolução cultural que envolveu mudanças nos comportamentos motivados pela tecnologia dos walkmans, as fitas cassete, os andróginos (como Prince e Boy George), as tribos urbanas e a música eletrônica. ;Como eu gosto de músicas dos anos 1980, comecei a pesquisar. Fiquei apaixonada quando soube que a música Little respect era deles;, lembra a servidora pública Clara Bomfim, 29 anos, que irá ao show dos britânicos.

Clara é uma das pessoas que viveram a infância naquela década. Apesar de criança, ela ficou marcada com aquelas músicas que escutava no rádio e assistia às apresentações coloridas retransmitidas pela tevê brasileira. ;Deixei passar alguns shows, como o do A-Ha, por exemplo, mas nesse eu vou com certeza;, afirma ela.

Erasure
Hoje, às 21h30, no Jardim do Brasília Hall (Setor de Clubes Sul, Tr. 2, ao lado da Vila do Tênis e da Ponte Costa e Silva). Ingressos: R$ 100, pista; e R$ 250, camarote open bar e food. Valores de meia-entrada. Preços sujeitos a alteração. Assinantes do Correio têm 50% de desconto na compra de ingresso inteiro (cupom Sempre Você). Pontos de venda: Free Corner (Brasília Shopping), Fnac e pelo site www. ingressorapido. com.br. Informações: 4003-1212 e 8432-3661. Não recomendado para menores de 16 anos.

Assista o clipe da música A little respect, do Erasure: