Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Confira a entrevista completa com a cantora Dionne Warwick

Por que gravar canções de Sammy Cahn?
As canções escritas por Sammy Cahn e Jack Wolfe apareceram em filmes e foram interpretadas por muitos dos grandes ícones americanos, tais como Sarah Vaughn, Frank Sinatra, Dean Martin e muitos outros. Quando criança, no cinema, eu escutava as músicas escritas por esses dois compositores. A mesma coisa em casa. Me familiarizei com elas dessa forma. Esta foi a primeira vez que eu gravei uma músicas deles. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de conhecê-los.

Quais as melhores memórias da parceria com Burt Bacharach e Hal David?
Trabalhar com Burt e Hal foi uma experiência maravilhosa, já que eles escreviam especialmente para mim. Nós nos divertíamos e ainda nos divertimos muito juntos.

Terá algum convidado no show?
Não terei convidados desta vez. Estarei sozinha.

Será um show só de sucessos, ou você pretende mostrar músicas do disco novo também?
Sim, mostrarei músicas do novo CD e espero que todos gostem das que eu escolhi.

Você tem uma longa relação com o Brasil. Quando foi a primeira vez que você esteve no país?
Eu vim para o Brasil pela primeira vez na década de 1960 e, ao longo dos anos, tenho feito turnês e amigos ; dentro e fora do show business ; no país. Eu comecei a amar o Brasil e esse amor tem sido me dado de volta de várias formas. Eu sempre me refiro ao Brasil como minha segunda casa. Na minha última viagem, fui nomeada carioca pelo prefeito do Rio.

E quando você conheceu a música brasileira?
A primeira vez que eu ouvi bossa nova foi quando Tom Jobim e Frank Sinatra apresentaram o gênero aos Estados Unidos (* a cantora se refere ao disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, lançado em 1967). Se parecia com o que eu cantava à época, já que Burt foi um pouco influenciado por bossa nova também. Se você ouvir Walk on by ou Do you know the way to San José, acho que vai perceber um pouco de bossa nova nelas.

Quem você diria que levou o seu legado musical adiante?
A música de hoje é muito diferente do que eu canto. Acho que a produção atual tem seu próprio lugar.

Você conhecia a Amy Whinehouse? A morte dela te afetou de alguma forma?
Eu não conhecia a Amy mas, como todo mundo, fiquei triste ao saber da morreu dela. Ela era muito talentosa e a indústria certamente sentirá sua falta.

O que significou para você participar do reality show Celebrity Apprentice? Faria isso de novo?
Em uma palavra, o Celebrity Apprentice foi ;interessante;. E, não, eu não faria de novo.