;Boa-noite, meu anjo! Durma bem! Papai e mamãe te amam muito!”, as últimas palavras do discurso de despedida do pai de Amy Winehouse, Mitch, dirigidas à filha durante seu funeral foram o mesmo desejo noturno que normalmente os pais dedicam às crianças. Durante o pronunciamento, ele relembrou histórias da infância da cantora, morta no último sábado de causas ainda desconhecidas. A cerimônia de cremação foi fechada apenas para 200 pessoas entre família e pessoas próximas e realizada pelo rabino Frank Hellmer numa sinagoga ao norte de Londres.
Os amigos de Amy usaram vestuário retrô e algumas mulheres, como a cantora Kelly Osbourne, imitaram o penteado com que Winehouse ficou conhecida. O cortejo de carros pretos e homens vestidos de terno e gravata fina lembrou a estética do clipe Back to black. No clipe de 2007, a cantora seguia em cortejo para enterrar o próprio coração. Mas, foi com a execução da música So far away, da cantora Carole King, que a discreta cerimônia terminou.
Ouça versão inédita de Some unholy war
Ainda não existem informações precisas sobre o destino das cinzas da artista. Segundo o tabloide The Sun, é possível que uma parte seja misturada as cinzas da avó de Amy, a também cantora de jazz Cynthia, morta em 2006. Outra parte deverá ser espalhada em Santa Lucía, ilha do Caribe para onde Amy viajava desde 2008 tentando se livrar do vício em drogas.
O ex-marido de Amy, Blake Fielder-Civil, não conseguiu autorização para deixar a cadeia, onde cumpre pena por roubo e porte de uma arma falsa, para participar da cerimônia fúnebre. Se conseguisse, não seria bem-vindo. O Sr. Winehouse mandou um recado por meio de conhecidos para que Blake nem tentasse se aproximar. Fielder-Civil apresentou à cantora várias das substâncias que acabou deixando-a viciada, como crack e heroína. A relação entre os dois nunca foi aceita pela família Winehouse. Eles se divorciaram em 2009. Civil não foi incluído no testamento no valor de 10 milhões de libras (R$ 25 milhões) deixado por Amy.
Pressentimento
Segundo o jornal The Daily Mail, Amy Winehouse pressentia a morte prematura. Em depoimento ao tabloide, o amigo Alex Foden, que dividiu apartamento com a cantora durante dois anos, revelou que o assunto rondou várias das conversas entre os dois. ;Ela sempre soube que morreria cedo. Sempre soube que faria parte do clube dos 27;, declarou Foden sobre a idade coincidente em que morreram vários ídolos do rock e blues, Jim Morisson, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Kurt Cobain e agora, a própria Amy. ;Todo mundo sabia que era uma questão de tempo para ela partir. Mas eu não consigo parar de chorar desde que soube da notícia;, afirmou ele, inconsolável.