Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Dia mundial do rock traz programação até sábado

Checar o calendário de datas comemorativas pode ser angustiante: há algumas que mereciam até o status de feriado nacional, e outras servem como simples lembretes. Não é o que acontece com o Dia Mundial do Rock. A festa, celebrada hoje no Brasil e mundo afora, nasceu do Live Aid, megaevento beneficente que angariou fundos para conter a fome na Etiópia, um dos países mais pobres do planeta. De hoje a sábado, os roqueiros brasilienses têm todos os motivos para saírem de casa e caírem na festa: com apresentações que cobrem estilos variados ; do independente ao progressivo ; e, o melhor, várias delas são gratuitas.

No teatro da Livraria Cultura do CasaPark Shopping, enquanto os clientes passeiam pelas estantes, bandas convidadas mostram repertório autoral a partir de amanhã e até sábado. Os Dinamites abrem a festa na quinta, a partir das19h30. Nesta quarta-feira (13/7), às 20h, a Suíte Super Luxo começa a maratona de pocket shows no auditório Eva Herz, na Cultura do Shopping Iguatemi. Som obrigatório para quem curte o rock local, a Suíte promete recuperar os momentos de brilho do disco de estreia, o excelente El toro (2004), e aproveita a oportunidade para lançar o single Quilométrica (Senhor F): é uma prévia do aguardado segundo álbum, que já está pronto e deve finalmente sair em agosto. ;A gente começou esse novo processo em 2007. Entraram e saíram integrantes. A ideia era gravar as músicas que estávamos compondo. Só que, às vezes, o processo dura bem mais do que a gente imagina;, conta Luc Albano (voz e guitarra), único remanescente da formação original, desde 2002.

Ouça a música De cara no chão, da banda brasiliense Suíte Super Luxo
http://www.dzai.com.br/noticiasdf/podcast/playpodcast?tv_aud_id=45524

Ainda sem título (11 faixas, selo Rolla Pedra), a novidade, explica Luc, revela um lado mais cru do grupo. ;Quisemos captar um momento do que estava rolando conosco. A ideia não era burilar tanto o som, como foi com o El toro. É uma coisa mais seca, acho que quem nos ouve vai sentir algumas diferenças. Mas a nossa marca ainda está nas letras e nos arranjos;, completa o frontman, que revela que o grupo tem composições prontas até para mais um LP. ;Em termos de canções, já temos um terceiro pronto. Mas não dá para fazer tudo de uma vez. Também vamos tocar coisas que acabamos de compor;, avisa.

Hábitat musical

Na programação do próximo sábado da Casa do Cantador, em Ceilândia, o espírito é o mesmo que motivou o Live Aid, há mais de duas décadas: o ingresso será trocado pela doação de 1kg de alimento não perecível. Os produtos serão direcionados para creches e abrigos de idosos. Às 10h, tem exposição de obras dos artistas plásticos Pedro Jorge, Dentin, Washington e Tutti Vinil. Mais tarde, às 14h, shows das bandas Parafernália, Vassoura Elétrica, Gestos Grosseiros (São Paulo), Sflexia (Minas Gerais), Corja (Goiás), Galinha Preta, Fierce Fire e Versos Negros.

O baixista e vocalista Dado Nunes, da Parafernália, conta que a performance será dividida entre canções próprias, que devem estar no disco de estreia (selo Editio Princeps), com previsão de lançamento para agosto, e covers da obra-prima do Pink Floyd, principal referência do quarteto do Plano Piloto, criado em 2000. ;Fazemos um rock progressivo com influência de hard rock. Mas tentamos manter uma sonoridade atual. Na primeira parte, vamos tocar nossas músicas. Na segunda, coisas do The dark side of the moon;, adianta.

Hoje, às 21h, a banda Happy Jacks faz tributo a The Who na cervejaria Stadt Bier (SIG, Quadra 6). No Roschti Rockbar (antigo Hooters), no shopping Pier 21, a banda Ricochet presta homenagem ao Faith no More.

A origem
Em 13 de julho de 1985, dois eventos simultâneos encheram o estádio Wembley, em Londres, e a arena John F. Kennedy, na cidade americana da Philadelphia. Com lineups ecléticos ; teve de tudo, de David Bowie a Lionel Richie, liderando o coro de We are the world ;, a produção foi transmitida ao vivo para cerca de 150 países: era o rock tapeando as distâncias em favor de uma causa mundial.


LIVRARIA CULTURA
Hoje, às 20h, no Shopping Iguatemi (Lago Norte), show da Suíte Super Luxo. De quinta a sábado, apresentações no CasaPark (Guará). Amanhã, às 19h30, Os Dinamites. Sexta-feira, às 19h30, Art of Khaos. Sábado, às 20h, Los Torrones. Entrada gratuita. Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3410-4033 (CasaPark), 2109-2700 (Iguatemi) e www.livrariacultura.com.br.


CASA DO CANTADOR

Sábado (16/7), às 14h, shows das bandas Parafernália, Vassoura Elétrica, Gestos Grosseiros (São Paulo), Sflexia (Minas Gerais), Corja (Goiás), Galinha Preta, Fierce Fire e Versos Negros. Na Casa do Cantator (Ceilândia Sul, QNN 32, módulo G). Entrada: 1kg de alimento. Classificação indicativa livre. Informações: 9127-8290 e centroculturalferrock@gmail.com.