Para o violonista Ulisses Rocha, apresentar seu trabalho não é tarefa das mais fáceis. ;Não sinto que ele se encaixa claramente em nenhuma vertente;, comenta o músico. Se for para tentar uma definição, Ulisses arrisca: violão solo brasileiro moderno: ;Não é choro nem clássico. A minha música junta elementos ligados à história do violão com a influência brasileira e a clássica;, explica.
Ulisses é a atração de hoje a sexta-feira, às 21h, do projeto Clube do Choro do Brasil. Sobre sua sonoridade, ele explica que pode causar algum estranhamento, mas acaba se aproximando de um público que tem interesse por coisas diferentes. ;O mercado está acostumado com rótulos, pois ajudam a direcionar o público. Trabalhar dentro de um segmento pode não chamar muita atenção para a sua personalidade;, pondera.
Chamar a atenção para seu talento, no entanto, não tem sido um problema para Ulisses Rocha. ;Com a internet, ficou mais fácil encontrar o seu público;, comenta. Carioca criado no estado de São Paulo, o músico tem no currículo 11 discos lançados. O violonista se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e foi indicado duas vezes para o prêmio Sharp (nas categorias de música instrumental e solista). Seu violão pôde ser ouvido em shows ou gravações de músicos renomados, como Al Di Meola, César Camargo Mariano, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Gal Costa.
O trabalho mais recente de Ulisses Rocha é o disco Só. O título é autoexplicativo. Nas 10 faixas do CD, o músico é acompanhado apenas do violão, sem recursos que possam alterar a natureza do instrumento. Só foi lançado no ano passado na Europa e, recentemente, Ulisses esteve na Alemanha, Suíça, Polônia e Bélgica para divulgar o disco. ;O público europeu é muito preparado para esse tipo de som. Eles adoram violão brasileiro;, comenta Ulisses.
Mas Ulisses adianta que, além das composições do disco novo, mostrará músicas de safra mais antigas, além de outros autores que costumam fazer parte do seu repertório. ;O segredo de fazer um bom show de lançamento é misturar as músicas novas com as antigas. Nos shows, 70% do repertório será de músicas do disco novo e 30%, dos antigos. E músicas do Edu Lobo, Egberto Gismonti e Tom Jobim, que eu sempre toquei;, lista o violonista.
Clube do Choro do Brasil
De hoje a sexta-feira, às 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental, entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário). Apresentação com o violonista Ulisses Rocha (SP). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.
Veja o violonista Ulisses Rocha interpretar ;Rua Harmonia;, no Instrumental Sesc Brasil