Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Hermeto Pascoal tem seu perfil traçado no Instrumental Sesc Brasil

;Quando eu tinha uns 8 anos, já era incomodado com essa coisa de mesmice. Não me conformava que um dia fosse igual ao outro. E a forma de fazer diferente é fazer aquilo que você gosta;. A fala de Hermeto Pascoal não deixa dúvidas: vem de longe a inquietação que o acompanhou em toda sua trajetória até aqui e permanece ainda hoje, às vésperas de o multi-instrumentista completar 75 anos ; ele faz aniversário na próxima quarta-feira. E é com essa fala que começa o Instrumental Sesc Brasil protagonizado pelo músico, a ser exibido hoje, às 22h, no canal por assinatura SescTV.


A base do programa é um show gravado no Sesc Consolação, na capital paulista. Mas o que se verá na tela é mais do que uma mera apresentação musical ; se bem que, em se tratando de Hermeto, nenhuma apresentação é exatamente um evento corriqueiro. Alternando trechos do show com depoimentos do próprio artista e dos músicos que o acompanham, o especial traça um eficiente perfil do alagoano que se tornou universal por não querer estabelecer limites para sua música. A ponto de ser admirado mesmo por quem não o compreende. ;Hoje em dia tudo é jazz. No exterior, eu toco baião, forró, e dizem que é jazz. Não ligo porque não interfere na música, é só uma palavra;, conta em um dos momentos do programa.

É por isso que ele mesmo denomina suas criações musicais de universais, já que podem ser tocadas e entendidas em qualquer lugar do mundo. No palco, Hermeto dá alguns exemplos, como Ilzinha, Ailin, Piano solo, Improviso, Garrote e Taynara. Acompanham-no instrumentistas que não deixam dúvidas quanto à sintonia com a proposta musical do mago, como ele é chamado. Aline Morena (voz, percussão e viola), Márcio Bahia (bateria), Vinícius Dorin (sopros), André Marques (piano), Itiberê Zwarg (baixo) e Fábio Pascoal (percussão) revelam em seus depoimentos o retrato de um líder de espírito democrático, libertário até. ;Mesmo sendo um gênio, ele sempre me disse para nunca imitá-lo, para sermos nós mesmos;, conta Aline, que é formada em canto erudito, mas acabou integrada à banda depois de participar de um workshop com o mestre.

Quem já assistiu a um show de Hermeto Pascoal sabe que há coerência entre esse discurso e seu comportamento em cena. Por mais instigante e ousada que seja sua música, Hermeto passa longe do experimentalismo cerebral, calculado. No palco, ele volta a ser o menino de 8 anos inconformado com a mesmice. É lúdico, apaixonado, intuitivo, capaz de comover ao tocar piano piano ou flauta, e também capaz de tirar música de objetos tão inesperados quanto uma bomba de bicicleta e uma chaleira. Tudo isso acontece no palco do Sesc Consolação e foi registrado para a série musical do SescTV.

O Instrumental Sesc Brasil ; Hermeto Pascoal terá reprises amanhã (16h), quarta-feira (10h); sexta (23h), sábado (17h) e dias 26 (14h e 21h) e 27 (17h).