Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Documentário sobre Beatles integra série de programas que o Vh1 exibe hoje

Os anos 1960 entraram para a história como dias de efervescência em todos os aspectos. A rebeldia juvenil, a explosão do rock;n;roll, a criação da minissaia, as ideias de liberdade propagada pelos beatniks, a chegada do homem à Lua, e luta e a morte brutal de Che Guevara, Martin Luther King e John Kennedy (então presidente dos Estados Unidos) integram um fascinante painel histórico e comportamental, no qual também sobressaem ícones como James Dean, Brigitte Bardot, Jim Morrison, Mao Tse Tung e Catherine Deneuve. Sem falar, é claro, nos Beatles. Nesta semana, o canal Vh1 promete levar o telespectador a uma verdadeira imersão nesses tumultuados dias por meio de quatro documentários, que serão exibidos de hoje a domingo.

O primeiro deles é Anos 60: a década dos Beatles. Na verdade, trata-se de uma série documental de cinco episódios ; hoje e nas próximas terças-feiras, às 22h ; que mostra como a banda pop inglesa se tornou fenômeno mundial da cultura jovem. A trajetória de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison é intercalada por uma colagem dos acontecimentos mais marcantes da época, para mostrar como os Beatles incorporaram todas essas mudanças e, ao fim da década, haviam passado por diferentes estilos musicais, posturas e ideais.

Para amanhã, o canal programou dois documentários, o primeiro focado no aspecto comportamental da década e o segundo, na música. Sexo em 69: a revolução sexual estreou na quarta-feira passada e amanhã, às 21h, vai ao ar a segunda e última parte. O programa mostra como os anos 1960 representaram uma ruptura nas relações de gênero e familiares. A década é analisada por especialistas da área e com depoimentos de músicos, estrelas de Hollywood, celebridades, políticos e personalidades como Hugh Hefner, criador da revista Playboy.

The sounds of the sixties ; que será exibido em três partes, amanhã e nas duas próximas quartas-feiras, às 22h ; , revira os arquivos da BBC e apresenta uma compilação dos melhores shows ao vivo da emissora britânica nos anos 1960, gravações capturadas ao vivo e que hoje se tornaram lendárias, tiradas de atrações como Crackerjacks e Top of the pops. O programa de amanhã inclui vídeos das bandas The Rolling Stones, Joe Brawn e The Springfields.

No domingo, às 22h, o Vh1 volta novamente no tempo com a primeira parte do documentário Sexo, drogas e rock;n;roll: os anos 60 revelados. O programa é um tour pelas três coisas que definiram a década de 1960: a nova juventude, as novas formas de criar e a nova maneira de socializar. A Guerra Fria, os novos e glamourosos tipos de heróis, o agente secreto James Bond e o rock são analisados e ilustrados por depoimentos de Tom Jones, Sammy Davis Jr., Sean Connery e Davey Jones, do The Monkeys, entre outros.