Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Jota Quest comemora 15 anos de carreira com coletânea de sucessos

É difícil encontrar no Brasil uma banda pop, extremamente pop, com tanto tempo de estrada como o Jota Quest. Para comemorar os 15 anos de carreira (contados a partir do lançamento do primeiro disco, J. Quest, de 1996), o grupo mineiro preparou uma turnê por 20 capitais, batizada de 15 anos na moral, e uma coletânea dupla de sucessos escolhidos pelos fãs. Quinze, o álbum com 30 faixas, já nas lojas, só não é cantado pelo ouvinte de ponta a ponta porque tem três inéditas e três ;raridades;. Não fosse por isso, até você, que talvez nem seja fã, saberia pelo menos o refrão de metade delas. Taí um feito que merece ser festejado.

Com uma carreira de mais altos do que baixos, seis discos de estúdio e dois ao vivo, o quinteto ; que vendeu quase 1 milhão de cópias do segundo CD (De volta ao planeta, 1998) ; chega aos 15 anos com a formação original e cheio de disposição para rodar o país. A turnê comemorativa começou no último dia 14, em Palmas (TO), e segue até o fim do ano (a data prevista para Brasília é 20 de agosto). No repertório, um sucesso atrás do outro ; os fãs votaram em suas músicas favoritas numa enquete que ficou no site da banda por dois meses, em janeiro e fevereiro deste ano. A remasterização das faixas ficou a cargo do norte-americano Michael Fossenkemper.

O ar de novidade da compilação fica por conta das inéditas Luta de viver, Coração e É preciso (A próxima parada), gravadas no estúdio da banda em Belo Horizonte e produzidas por Dudu Marote, que voltou a trabalhar com o grupo depois de 10 anos. ;Quinze é nossa primeira coletânea de sucessos e marca também este nosso 15; ano de carreira. Por isso, achamos que seria importante incluir algo que tivesse sido produzido em 2011. Além disso, garimpamos algumas ;raridades;;, comenta o vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino.

Uma delas é Jogo, a primeira gravação deles em estúdio, lançada apenas no álbum independente (1995). Outra é uma versão de Get back, dos Beatles, produzida em 2009, especialmente para o tributo Beatles;69. A terceira saiu de Días mejores, CD em espanhol que eles lançaram no fim de 2010: a versão de Na moral, com a participação dos argentinos Illya Kuryaki and The Valderramas.

Pois é, assim como os Paralamas fizeram há duas décadas, o Jota Quest agora aposta no mercado latino. De mansinho, como uma banda iniciante, eles tentam abrir espaço em países como Argentina e México. Não é fácil. Mas eles são persistentes. E sabem fazer festa.