Efeitos especiais, movimentos sincronizados, maquiagem de primeira linha, edição complexa, som digital, celebridades, trilha sonora de qualidade e equipe de direção e produção. Quem pensou em uma superestreia do cinema se enganou. Na verdade, trata-se dos clipes das principais cantoras pops do momento. Nos primeiros quatro meses de 2011, estrelas como Lady Gaga, Britney Spears e Katy Perry apresentaram vídeos que mais pareciam filmes de Hollywood.
Depois de alguns anos sem produções ousadas, a indústria fonográfica volta a apostar em vídeos mais elaborados para os cantores e cantoras do pop. Nos anos 1980 e 1990, astros do porte de Michael Jackson e Madonna emplacavam clipes polêmicos, bem produzidos, que garantiam o sucesso da música. O falecido ;rei do pop;, por exemplo, filmou They don;t really care about us (1995) no Brasil e contou com a direção de Spike Lee.
O mais novo filho dessa ninhada é o clipe da música Judas, de Lady Gaga, previsto para sair hoje. ;Nós criamos uma nova Jerusalém;, afirma a diretora do projeto, Laurieann Gibson. No vídeo, a estrela interpreta Maria Madalena e Judas fica com o ator Norman Reedus ; da série Walking dead. O filme já causou polêmica, o presidente da Liga Católica dos EUA, Bill Donohue, condenou o novo clipe e afirmou: ;Eu acho Gaga irrelevante. Polemizar é o único jeito de ela promover suas performances?;.
]A reação dos católicos é um indicativo de como os clipes voltaram a ganhar espaço no mundo pop. Born this way, lançado por Gaga em março, traz efeitos visuais impressionantes e uma das coreografias mais elaboradas dos últimos anos. O vídeo mostra a cena do parto de um bebê, simbolizando o (re)nascimento da raça humana. Britney Spears também resolveu investir pesado nas produções. O álbum Femme Fatalle já ganhou dois clipes: os hits Till the world ends, lançado no começo do mês, e Hold it against me, divulgado em março. Ambos os projetos são uma parceria da dupla Dr Luke e Max Martin, conhecidos por produzir as maiores estrelas da música pop.
Katy Perry e Jennifer Lopez não ficaram atrás. A primeira emplacou o clipe do novo single E.T ; com a participação do rapper Kanye West ;, a produção impressiona pelos efeitos especiais associados a uma maquiagem digna de Oscar. Para se ter uma ideia, a bela cantora de Teenage dream é transformada em uma extraterrestre purpurinada e aparece voando durante o vídeo. A cantora latina, em seu On the floor, aposta em um modelo mais tradicional, mas com produção cinematográfica.
O palco para a exibição também mudou. Desde que a MTV decidiu que não priorizaria mais os clipes, a internet tomou conta do pedaço. Uma das formas de medir a audiência é conferir o número de visualizações no YouTube. Basta ir no canal oficial de sua cantora predileta para assistir aos vídeos. Por exemplo, Born This Way, de Lady Gaga, já foi visto por mais de 35 milhões de pessoas.
Os vídeos são mais divulgados que as músicas. Gravadoras e artistas dão entrevistas para comentá-los e soltam teasers ; de no máximo 30 segundos ; semanas antes da própria celebridade anunciar o lançamento, geralmente, no Twitter. Na hora em que o último filme foi ao ar, Britney Spears (@Britney) declarou, na rede social, ;estou empolgada que vocês finalmente poderão assistir ;Till the world ends;.
As produções servem também para aumentar a rivalidade no mundo pop. Os últimos clipes de Britney e Gaga saíram com a distância de uma semana em relação ao outro. Coincidência? Não, as duas protagonizam a disputa pelo topo tanto no áudio, quanto no vídeo.