Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Livro traça com imagens a saga da criação da capital federal

Um pedido feito pessoalmente pelo então presidente Juscelino Kubitschek foi atendido prontamente pelo comerciante Jorge André conhecido como Seu Catalão (o mesmo nome da cidade onde morava em Goiás) ainda no ano de 1962. Numas das muitas idas e vindas do Seu Catalão no caminhão que trazia produtos agropecuários para serem vendidos na feira da capital nascente, ele encontrou o presidente, que o convidou para se mudar para Brasília. O filho do comerciante, Paulo Fayad, nascido no mesmo ano que a capital foi inaugurada, presta uma homenagem à cidade lançando o livro Brasília 50 anos ; Uma ideia, uma nação, hoje, às 20h, no Hotel Naoum. A edição de luxo, com inúmeras fotos e impressão em papel de alta qualidade foi propositadamente finalizada após as comemorações do cinquentenário de Brasília ano passado.

;O trabalho foi iniciado depois que Brasília fez 49 anos. A intenção era incluir as comemorações dos 50 anos no encerramento do livro. Essa data é especial e, para marcar uma época, foi preciso um livro de luxo. Não é uma obra para se ler e esquecer. Ela conta a história de um povo: passado, presente e futuro. O livro vai ficar em bibliotecas, entidades, lugares com formadores de opinião . Daqui a 10, 20, 30 anos, alguém vai continuar a contar essa história;, acredita o autor.

Produção

Assim como Kubitschek arregimentou um grande número de profissionais para a criação da cidade, Fayad reuniu uma enorme equipe para a produção da obra. No total, foram cerca de 30 pessoas de várias áreas e de gerações diferentes. ;A nossa equipe incluiu fotógrafos, jornalistas, historiadores de cabeça branca e jovens que trabalharam no tratamento de imagem. O que mais me impressiona na busca por essa pesquisa é que, apesar de ser uma cidade nova, Brasília já tem uma história imensa. Reunimos material suficiente para muitos livros;, contabiliza o autor.

Em ordem cronológica, o livro é iniciado com ideia original de JK em criar uma cidade nova, bem no centro do país. Fotos e arquivos de várias entidades brasilienses ajudam a recapturar a história da capital. Porém o livro avança pelos 50 anos da capital. ;Cresci com a cidade. Comi muita poeira (na época da seca) e lama (nas chuvas). Aqui só tinha isso. Fui crescendo e me orgulhando da cidade. Tenho orgulho de dizer que sou de Brasília, essa cidade que anda na contramão do resto do país;, enumera o autor. Ao longo das quase 300 páginas do livro reunindo fotos, textos curtos e informações geográficas e populacionais, não dá para se enganar em relação à veneração do autor pela cidade que o acolheu.

Brasília 50 anos ; Uma ideia, uma nação
Hoje, às 20h, lançamento do livro de fotos e textos comemorativo dos 50 anos de Brasília, escrito por Paulo Fayad. Cerimônia: Hotel Naoum (SHS q. 5 bl. H). Preço do livro: R$ 150.