Buenos Aires - Um retrato de Mick Jagger pintado pelo artista Andy Warhol que tinha sido roubado em 2005 foi recuperado e devolvido a seu dono argentino, informou a embaixada americana em Buenos Aires nesta sexta-feira (18/3).
Foi concluído "o processo de repatriação de um quadro original de Andy Warhol a um colecionador argentino em um esforço conjunto do governo dos Estados Unidos e a Interpol argentina", disse a embaixada.
Andy Warhol, um artista que se destacou dentro do movimento Pop nos anos 1960 e 1970, finalizou o retrato do vocalista dos Rolling Stones em 1975.
O quadro foi roubado de uma coleção privada em uma residência de Buenos Aires em junho de 2005. Em setembro de 2007, um cidadão americano adquiriu o quadro por um preço reduzido em uma loja de antiguidades em Buenos Aires e contrabandeou a obra para os Estados Unidos, segundo a nota.
A Interpol argentina recorreu em 2008 à ajuda da Homeland Security Investigations (HSI), uma divisão do departamento da Homeland Security dos Estados Unidos, para localizar a obra e repatriá-la.
Nesse mesmo mês, agentes da HSI rastrearam o quadro até uma residência em Phoenix, Arizona, onde foi apreendido e devolvido a seu legítimo dono nesta semana.