Leon Prado é o nome por trás do evento ;;, que está previsto para acontecer na próxima sexta-feira às 17h em frente ao Ministério da Cultura. ;Vi um monte de gente reclamando e pensei ;se é pra reclamar, vamos reclamar direito;;, afirma. 267 pessoas já estão confirmadas para o protesto e o número de convites pendentes supera os 3 mil.
A crítica dos internautas é sobre o orçamento de R$ 1,3 milhões que o Ministério da Cultura liberou para que a equipe de Andrucha Waddington captasse. A ideia é que Waddington dirija 365 vídeos de dois minutos, que mostrem Maria Bethânia recitando poesias famosas em um blog, com um post por dia.
O evento ;Queremos ser Maria Bethânia; já mobilizou vários internautas, que prometeram levar instrumentos e carros de som. ;Vamos chegar fantasiados de Maria Bethânia porque todo mundo quer ser Maria Bethânia, né?; afirma Leon, que também administra um blog de poesia.
Mas esta não é a única crítica que ele faz ao projeto. ;Se eu tivesse esses R$ 1,3 milhão para fazer um blog, iria investir numa pesquisa de novos poetas em vez de divulgar poemas já famosos que às vezes eles não pagam nem direito autoral pra pegar;, diz.
Embora o evento já seja fenômeno no Facebook, Prado não sabe o que esperar do resultado. ;Não faço a menor ideia de como vai ser. Pode ir um monte de gente, pode não ir ninguém. Só indo lá pra saber;, diz.
Confira o PDF do projeto na íntegra .