Clássico da discografia do choro, o LP Noites Cariocas, gravado ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e lançado em 1988 pelo selo Kuarup, ganharia depois versão em CD. Uma das faixas do cultuado álbum traz o registro de encontro inédito entre os clarinetistas Paulo Moura e Paulo Sérgio Santos, tocando Chorando baixinho, de Abel Ferreira.
;Me apresentei poucas vezes ao lado do Paulo Moura. Uma delas foi no show para a gravação de disco pela Kuarup. Paulo não era muito de enasiar, pois gostava das coisas mais soltas, feitas na hora, à base do improviso. Passamos o som rapidamente no camarim e entramos no palco. O resultado, acredito, foi bem satisfatório, pois fomos aplaudidíssimos ao final do número;, lembra Paulo Sérgio Santos.
Integrante do Quinteto Villa-Lobos, o clarinetista é responsável pela abertura do projeto Clube do Choro do Brasil, que a instituição brasiliense desenvolverá ao longo da temporada de 2011. No show, em homenagem a Paulo Moura, de hoje a sexta-feira, às 21h, Paulo Sérgio terá a companhia do grupo Choro Livre, formado por Henrique Neto (violão sete cordas), Rafael dos Anjos (violão seis cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão).
Paulo Sérgio não foi exatamente um discípulo de Paulo Moura, mestre do clarinete e do saxofone, morto em 13 de julho do ano passado. ;Enquanto ele teve uma formação jazzística e sempre gostou de tocar em gafieira, eu estive mais ligado à música clássica e ao choro. O que nos aproximava era o gosto, a paixão, pela música popular brasileira;, afirma.
A admiração pelo homenageado vai ser demonstrada por Paulo Sérgio nas três apresentações no Clube do Choro ; onde vem praticamente todo ano. ;Vou tocar temas que fazem parte do legado do Paulo. São músicas que ele gravou em discos e que integravam seu repertório de shows e bailes;, adianta. Ele cita, entre outras, Domingo no Orfeão Portugal, Tarde de chuva, Estação Leopoldina, Fibra e simplicidade, Espinha de bacalhau, Choro pra você e Chorinho em aldeia.
Na segunda parte do show, o público ouvirá composições de Radamés Gnattali, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Sivuca e, também, de autoria de Paulo Sérgio. ;São músicas do CD Gargalhada, de 2001, que gravei com meu filho Caio Márcio. Aliás, um os meus projetos para este ano é fazer um novo disco com ele, com quem já me apresentei no Clube do Choro. Gosto de tocar com músicos jovens, como talentosos integrantes do Choro Livre, grupo que vai me acompanhar em Brasília;, elogia.
Programação
Março
; Dias 16, 17 e 18
Paulo Sérgio Santos & Grupo Choro Livre
; Dias 23, 24 e 25
João Donato Quarteto
; Dias 30 e 31
Sebastião Tapajós
Abril
; Dia 1;
Sebastião Tapajós
; Dias 6, 7, e 8
Wagner Tiso & Márcio Malard
; Dias 13, 14 e 15
Marco Pereira & Rogério Caetano (violão)
; Dias 20, 21 e 22
Armandinho Macedo
; Dias 27, 28 e 29
Léo Gandelman (saxofone)
PAULO SÉRGIO SANTOS
Show do clarinetista carioca, acompanhado pelo grupo brasiliense Choro Livre, de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Clube do Choro do Brasil. No Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.