Nahima Maciel
postado em 24/02/2011 08:10
A intenção é democratizar. Toda última quinta-feira de cada mês, quem chega na Churrascaria do Paranoá com um pen-drive cheio de fotografias ganha o direito de projetar as imagens no telão. Realizado desde o ano passado, o Fotobarragem funciona como uma exposição improvisada e efêmera. Dura o tempo da projeção, mas tem divulgação e público garantidos. A iniciativa do Lente Cultural Coletivo Fotográfico está na sétima edição e costuma reunir fotógrafos profissionais e amadores para um diálogo informal e um intercâmbio de trabalhos. ;Esses encontros criam uma relação mais horizontal entre os fotógrafos, você valoriza as pessoas, dá oportunidade. Para o profissional é bom porque ele faz uma troca com outras experiências que, às vezes, não percebe;, garante Eraldo Peres, um dos fundadores do coletivo.Na edição de hoje, o Fotobarragem acrescenta dois itens à fórmula que fez da velha churrascaria de madeira perto da barragem do Paranoá um ponto de encontro dos fotógrafos da cidade. Os participantes serão convocados a pendurar suas fotos em varais e realizar trocas com os colegas. O FotoEscambo, como será nomeado o varal, receberá duas ou três imagens de cada interessado. Peres também instituiu uma feirinha de equipamentos. ;Vamos fazer venda e troca de equipamentos;, avisa.
Para as projeções, já confirmaram presença Allan Marques e Wesley Marcelino, mas a pauta está aberta aos interessados de última hora. Ser profissional não é requisito. Uma das intenções é aproximar quem gosta de fotografia. Logo, basta ter boas fotos para participar. O limite está apenas no número de imagens. Cada um pode projetar, no máximo, 30 slides.
Criado há dois anos, o Lente Cultural reúne 12 fotógrafos e nasceu como uma associação comprometida com a divulgação da fotografia do Distrito Federal. No ano passado, o grupo realizou o Mês da Fotografia em parceria com o Sesc da Ceilândia. Exposições e atividades destinadas ao público da cidade mobilizaram fotógrafos profissionais e amadores. Este ano, Peres quer repetir a experiência e, além de Ceilândia, incluir Gama e Asa Sul.
Fotobarragem
Hoje, às 19h, na Churrascaria da Barragem (Barragem do Paranoá, Lote 2)