Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cantora Mariana de Moraes presta reverência ao poetinha em show

Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes, dedica 2011 à gravação do novo disco, Flores e frutos, previsto para o segundo semestre. Mas abriu um espaço na agenda para vir a Brasília e fazer show de tributo ao avô poeta e diplomata, evento que ocupou boa parte do ano passado, com apresentações em vários lugares do país, na Colômbia e na Europa. O pedido foi aceito com prazer: homenagear Vinicius nunca é demais para Mariana. ;A gente está sempre disposto a fazer. Está muito bem ensaiado, bonito e redondo. Todo mundo está gostando muito;, diz a cantora e atriz. Ela canta hoje e amanhã, às 21h, no Espaço Cultural Brasília Carioca (Águas Claras), ao lado dos músicos Gabriel Improta (violão), e Robertinho Silva (percussão).

Mariana conta que estava dando preferência a canções mais obscuras de Vinicius. Desta vez, o público brasiliense pode esperar interpretações de clássicos populares, como Garota de Ipanema. ;Nos outros tributos, nunca havia cantado coisas bem clássicas ou populares. Algumas delas, das mais conhecidas, têm sido novidade pra mim. Sempre tinha feito coisas mais desconhecidas;, diz. Entre as raridades, estão parcerias do compositor com Edu Lobo e Pixinguinha. ;Tem uma parte do repertório que é mais lado B;, define.

A carioca visita a capital pela quarta vez ; esteve no Itamaraty, em homenagem ao poetinha assistida pelo então presidente Lula, no CCBB e no Feitiço Mineiro ; e acredita que o atual set list (16 faixas) representa uma evolução musical na sua carreira. ;Espero que o público receba muito bem. Estou superanimada. A gente fez um trabalho muito cuidadoso. São músicos maravilhosos. E eu amadureci bastante o repertório do Vinicius. Têm coisas muito bonitas;, indica.

Novo projeto
O terceiro álbum solo, Flores e frutos, deve equilibrar revisitas a grandes nomes da música brasileira, como Jackson do Pandeiro e Pixinguinha, e novas criações. ;Pretendo reunir composições inéditas e algumas regravações de coisas bem diferentes e antigas da MPB: tropicália, bossa nova, samba, tudo bem misturado. São movimentos que parecem antagônicos, mas as músicas todas se casam e têm uma ligação muito forte. Estou experimentando o repertório;, adianta.

Se, no passado, Mariana chegou a largar a música para dar preferência à carreira de atriz de cinema (Fulaninha, Nem tudo é verdade, Matou a família e foi ao cinema, entre outros) e tevê (novela Vale-tudo), hoje ela não parece ter dúvidas: seu lugar é no palco, soltando a voz. Vinicius adoraria ouvi-la.

Show em homenagem a Vinicius de Moraes

Com Mariana de Moraes. Hoje e amanhã, às 21h, no Espaço Cultural Brasília Carioca (Águas Claras, Avenida Castanheiras, Lt. 980, sobreloja do Ed. Acgua). Ingressos à venda no local da apresentação: R$ 50 (preço único). Capacidade para 150 pessoas. Classificação indicativa livre. Informações: 3543-5171 e contato@brasiliacarioca.com.