Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Secretaria de Cultura divulga edital para apresentações na pré-conferência

A Secretaria de Cultura do DF anuncia seleção de espetáculos para o projeto. Cultura: memória e invenção. As apresentações (poesia, música, teatro ou dança) vão abrir as discussões propostas nas pré-conferências de cultura, que serão realizadas nas 30 regiões administrativas do DF, de 26 de fevereiro a 17 de abril. Os artistas selecionados (um por cidade) terão 20 minutos para o espetáculo, e receberão um benefício de R$ 800. A terceira Conferência de Cultura ocorre de 29 de abril a 1; de maio, no Museu Nacional Honestino Guimarães (Complexo Cultural da República). As inscrições seguem até hoje para as regiões de Samambaia, Paranoá, Riacho Fundo, Santa Maria, Gama, Lago Sul, Riacho Fundo II, Park Way, Sudoeste/Octogonal. O prazo limite para Vicente Pires, Candangolândia, Guará e Núcleo Bandeirantes encerra-se 9 de março, enquanto as demais regiões têm o tempo esticado até o dia 15 de março.

Assessora de gabinete do Núcleo de Políticas Culturais, Lília Diniz destaca a importância do edital para a manutenção de um diálogo sadio entre sociedade e governo. "As conferências têm um objetivo claro, de fazer uma repactuação do governo com a sociedade e a eleição dos conselhos de cultura nas 30 regiões administrativas. Nos encontros, ouviremos demandas e sugestões da comunidade, para que a gente possa fazer a pauta de políticas culturais dos próximos dois anos", observa.

Segundo a assessora, a visita às cidades explicita a vontade da comunidade artística e da população de renovar a discussão cultural. "A sociedade quer propor, quer debater. E, com base nisso, queremos garantir, na forma da lei, que as conquistas da sociedade sobrevivam às mudanças de governo." A pauta de discussão da conferência vai celebrar os seguintes temas: diversidade, descentralização e democratização; economia da cultura; patrimônio cultural e arquitetura; e formação e intercâmbio cultural.

Coordenador do Fórum de Cultura do DF, coletivo informal que reúne diversos artistas do DF, Rênio Quintas aprova a iniciativa e acredita que o momento atual é adequado para conversa, debate e planejamento. "Esse olhar é muito importante. Você lança um olhar para trás de aprendiz, para não cometer erros e preservar a memória. E você tem como criar um novo momento da política cultural. É importante frisar que a política não é para os artistas. Nós somos o alterego da população. Se a população está desassistida, nós não temos fundamento para existir. A gente faz para o povo. A cultura está amorosamente ligada ao bem-estar. É o primeiro grande passo para o resgate e a reconstrução da memória, da cidadania e dos aparelhos culturais da cidade", acredita o compositor, maestro e produtor musical.

Inscrição e seleção
Os interessados devem enviar documentação em envelope lacrado e identificado (com histórico, currículo, sinopse da apresentação, repertório, ficha técnica, material de divulgação e contato) para o endereço: SCTN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional (CEP: 70041-900); ou nas administrações regionais, com o endereço supracitado e nome do projeto. Serão aceitas apenas inscrições de pessoa física. As propostas serão avaliadas por três membros, indicados por Hamilton Pereira, Secretário de Cultura.

SERVIÇO
Projeto Cultura: Memória e Invenção. Seleção de espetáculos artísticos para as pré-conferências regionais de cultura, de 26 de fevereiro a 17 de abril. Período para inscrição, resultado da seleção e datas dos encontros estão em www.sc.df.gov.br. Informações: 3325-6107.