Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Catira, lundu e música sertaneja de raiz animam a folia no Parque da Cidade

Celebração contará com grupos do DF e do Entorno

Um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, a folia de reis foi trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural, e hoje mantém-se viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. No Distrito Federal, chegou com migrantes que participaram da construção da nova capital, nos anos 1950.

Em algumas das cidades do DF e do Entorno ocorre a comemoração, no período após as festas natalinas. Desde o começo da década passada, porém, a celebração passou a ter mais visibilidade com a realização do Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal, que neste ano ganha edição especial entre hoje e amanhã, no Parque da Cidade.

;Com o Encontro das Folias de Reis buscamos resgatar a cultura dos migrantes que saíram de diferentes regiões e radicaram-se em Brasília. Além promovermos o evento, temos o cuidado de perpetuá-lo, fazendo o registro em CD, DVD e livro, já lançados. Está em fase produção um documentário sobre o grupo Devotos dos Magos, de Unaí (MG);, anuncia o idealizador e coordenador geral Volmi Batista, presidente do Clube do Violeiro.

Segundo ele, pela importância das folias de reis para a cultura do Distrito Federal, o encontro ; que respeita a dinâmica tradicional dos grupos ; garantiu a inclusão no calendário oficial de eventos do gênero, com a aprovação da Lei n; 3.252, de 19 de dezembro de 2003. ;As atividades buscam mostrar a diversidade das expressões artísticas associadas ao festejo, como a catira, a sussa e o lundu, por meio de oficinas, rodas de prosa e exposições.;

Patrimônio imaterial
Manifestações expontâneas de violeiros e outros músicos dão colorido especial à festa, que também propicia a discussão dos problemas comuns aos grupos ;e a busca de soluções coletivas, como a proposição do registro das folias de reis como patrimônio imaterial;, surgida no encontro do ano passado, comenta Volmi. ;As folias de reis ocorrem em toda a região central e sul do país e são guardiãs de saberes muito antigos;, acrescenta.

As 10 primeiras edições do encontro brasiliense transcorreram no Parque de Exposições da Granja do Torto. A mais recente, em janeiro de 2010, recebeu aproximadamente 1.200 foliões originários de seis estados e reuniu 80 artistas locais e nacionais, em 75 apresentações, às quais foram agregadas o artesanato, a culinária e as tradições orais. Cinquenta mil visitantes foram contabilizados nos quatro dias de realização.

Nesta edição especial, comemorativa dos 10 anos do encontro, será desenvolvida extensa programação a partir de hoje, às 18h, quando haverá a chegada dos participantes das folias de reis e a audação aos organizadores na entrada do ExpoBrasília, no Parque da Cidade. A sequência será com a representação da chegada dos três reis magos e o Encontro das Bandeiras, às 19h. Meia hora depois, terão início as apresentações dos foliões.

Atividades como missa sertaneja, com Padre Adão, da Pastoral dos Foliões de Formosa (GO), bendito de mesa, fórum de cultura popular e shows de violeiros estão em destaque na programação, que chegará ao fim só às 23h30 de amanhã, com apresentação da dupla caipira mineira-brasiliense Zé Mulato & Cassiano, seguida de cantorias e baile. Tudo com entrada franca.

Caberá ao grupo Unidos na Fé, de Planaltina, fazer a abertura da programação com o ;alvorá da folia e a apresentação das catiras masculina e feminina. ;O grupo existe há mais de 20 anos e tem participado do encontro nos últimos cinco anos. Estaremos no Parque da Cidade com 16 dançarinos e quatro violeiros;, fala com entusiasmo Joaquim Felipe, capitão do Unidos.

O homenageado nesta edição especial é o grupo Devotos dos Reis Magos, de Unaí, capitaneado por Domingos David, mais conhecido por Seu Dominguinhos, folião desde o oito anos de idade. ;Nosso grupo existe há 30 anos e a maioria dos 15 integrantes já passou dos 50 anos. No grupo há também sete instrumentistas que tocam violeira, violão, cavaquinho, sanfona, pandeiro e acordeon;, destaca.

Encontro de Folias de Reis do DF
Edição especial hoje das 18h às 23h e amanhã das 8h às 23h30, no ExpoBrasília (Parque da Cidade). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

SHOWS

Irmãs Galvão
; Hoje, às 23h

Kleuton e Karen
; (Lançamento oficial do CD Genuinamente caipira), amanhã, às 22h

Pereira da Viola
; Amanhã, às 22h30

Zé Mulato & Cassiano
; Amanhã, às 23h30

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA - 18/02
18h-19h
Entrada do Pavilhão
Chegada das Folias de Reis e saudação aos organizadores

19h-19h30
Palco
Representação da Chegada dos Três Reis Magos e Encontro das Bandeiras

19h30-21h
Palco
Início das apresentações das Folias de Reis

19h30
Refeitório
Início do jantar oferecido aos foliões

21h
Palco
Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)

21h30
Palco
Abertura Oficial ; Benção aos Foliões - Entrega de presentes às autoridades

22h
Palco
Show - Vanderley e Valtecy

23h
Palco
Show - Irmãs Galvão

Após o show
Barracas de alimentação
Cantorias e bailes a cargo dos foliões

SÁBADO - 19/02
8h-10h
Palco
Missa Sertaneja com Padre Adão e a Pastoral dos Foliões de Formosa/GO

9h-12h
Espaço de atividades
Oficinas

10h-12h
Espaço de atividades
Roda de Prosa

12h-14h
Refeitório
Início do almoço oferecido aos foliões

Palco
Shows - Foliões e músicos convidados

14h
Palco
Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)

14h-17h
Espaço de atividades
Oficinas

15h-17h
Espaço de atividades
Reunião dos foliões com o Fórum de Cultura Popular do Distrito Federal e
Entorno

17h-22h
Palco
Apresentações das Folias de Reis

20h
Refeitório

Início do jantar oferecido aos foliões

21h30
Palco
Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)

22h
Palco
Show ; Kleuton e Karen ; Lançamento oficial do CD Genuinamente Caipira

22h30
Palco
Show ; Pereira da Viola

23h30
Palco
Show ; Zé Mulato e Cassiano

Após o show
Barracas de alimentação
Cantorias e bailes a cargo dos foliões

Atrações diárias e permanentes
- Exposições de Instrumentos Musicais das Folias de Reis e Presépios;
- Danças Associadas às Folias de Reis - Catira, Lundu, Curraleira, São
Gonçalo, Sussa e Tambor.
- Comidas típicas e artesanato.

Informações
Tel. (61) 3301-5888 ou (61) 3301-1267
foliadereis2011@gmail.com
www.encontrodefoliadereis.com.br