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Diversão e Arte

Grammy: Vitória do Arcade Fire foi a grande surpresa na noite da música

Se existisse prêmio para o artista pop mais atrevido de 2010, seria páreo duro. Lady Gaga, Eminem e Katy Perry ; especialistas em hits apimentados ; brigavam pelos principais troféus do 53; Grammy Awards. Mas, para a surpresa de quem apostava no domínio dos ídolos das rádios, a festa da indústria fonográfica apontou o gramofone dourado mais aguardado da noite para um sucesso de crítica: The Suburbs, da banda de rock canadense Arcade Fire, venceu o troféu de álbum do ano. Já o grupo country Lady Antebellum, de Nashville, saiu vencedor em cinco categorias ; entre elas as de melhor música e gravação, com a balada Need you now.

A vitória do Arcade Fire destoou numa cerimônia que privilegia as crias de grandes gravadoras. Produzido em esquema independente, The Suburbs testou um formato de lançamento que garante ao artista os direitos sobre as gravações ; a distribuição do disco foi negociada caso a caso, com diferentes selos (no Brasil, saiu pela Universal Music; nos Estados Unidos, pelo indie Merge Records). Curiosamente, o disco perdeu na categoria de álbum alternativo para Brothers, do Black Keys. O que deve ser entendido como um sinal de que, para a indústria, o Arcade Fire não mais é tratado como um ;outsider;.

Numa premiação generosa ; que distribui 109 troféus ;, os queridinhos do público não foram desprezados. Lady Gaga, que saiu de um ovo gigante na performance para Born this way, levou três prêmios ; dois pela música Bad romance e um por The fame monster, o melhor álbum pop com vocal. Eminem ficou com o Grammy de disco de rap, por Recovery, e de performance solo de rap (Not afraid). Já a californiana Katy Perry, apesar das cinco indicações, saiu de mãos vazias.

Na lista de ganhadores, entre os roqueiros apareceram Muse (disco de rock, por The resistance), Neil Young (canção de rock, com Angry world), Paul McCartney (vocal solo de rock, pela versão ao vivo de Helter skelter), Them Crooked Vultures (performance de hard rock) e Iron Maiden (performance de metal). Já na praia do hip-hop e da dance music, se destacaram Jay Z e Alicia Keys (colaboração de rap e canção de rap, com Empire State of mind), Rihanna (gravação dance), La Roux (álbum dance/eletrônico). Alejandro Sans ficou com o Grammy de álbum pop latino, com Paraiso express.

O brilho dos escolhidos, no entanto, foi ofuscado pelas apresentações musicais de veteranos como Bob Dylan (ao lado das bandas Mumford and Sons e The Avett Brothers), Mick Jagger e Barbra Streisand. A homenagem a Aretha Franklin (diagnosticada com câncer em dezembro), que reuniu cantoras como Christina Aguilera e Jennifer Hudson, fechou a noite com uma nota de saudosismo, mas não ficou muito atrás da vibração de Janelle Monáe, Lady Gaga e o encontro entre Rihanna e Eminem ; lembranças de que o Grammy ainda não enjoou do pop.


Principais vencedores

ÁLBUM DO ANO
The Suburbs ; Arcade Fire

MÚSICA DO ANO
Need you now ; Lady Antebellum

GRAVAÇÃO DO ANO
Need you now ; Lady Antebellum

PERFORMANCE POP DE DUO OU GRUPO
Hey, soul sister (live) ; Train

ÁLBUM DE ROCK
The resistance ; Muse

ÁLBUM POP VOCAL
The fame monster ; Lady Gaga

ÁLBUM DE RAP
Recovery ; Eminem

ÁLBUM ALTERNATIVO
Brothers ; The Black Keys

REVELAÇÃO
Esperanza Spalding