Londres - A célebre cantora lírica galesa Margaret Price, considerada uma das mais belas vozes do mundo da ópera, faleceu aos 69 anos em seu país natal, indicou neste sábado a rede BBC. Price sofreu uma parada cardíaca em sua casa, perto de Cardigan, no País de Gales, segundo o site da BBC.
A soprano nasceu em uma família de músicos, e começou a cantar ainda muito jovem. Seu pai, no entanto, não queria que ela trabalhasse. Na infância, Margaret sonhava em ser professora de Biologia. Seu professor de música insistiu para que ela se inscrevesse na Trinity College de Londres para estudar canto, o que finalmente conseguiu aos 15 anos - idade considerada tardia para cantores líricos profissionais.
Price apresentou-se pela primeira vez em 1962, interpretando a personagem Chuerubino em uma montagem de "As Bodas de Fígaro", de Wolfgang Amadeus Mozart. Mais tarde, cantou na prestigiada Royal Opera House de Londres, onde alcançou o estrelato ao substituir a mezzo-soprano espanhola Teresa Berganza.
A crítica apaixonou-se por sua voz, e Price logo encantaria plateias em Paris, Nova York, Viena e Munique. Em 1993, foi homenageada pela Coroa britânica com o título de Dama, em reconhecimento a seus serviços prestados à música.