Obras de grandes artistas brasileiros, escolhidas pelo público, estão reunidas em uma mostra que está sendo realizada simultaneamente em cinco cidades. A exposição Galeria Caixa Brasil - Obras selecionadas está em cartaz desde quarta-feira, dia 12, data em que a Caixa Econômica completou 150 anos, nos espaços da Caixa Cultural em Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Brasília.
"Esse projeto começou efetivamente em novembro do ano passado, quando a Caixa levou parte do seu acervo às 27 capitais do país. Durante esse período, cada um dos 49 mil visitantes pôde votar nas três obras de sua preferência", comenta Gustavo Pacheco, gerente executivo de marketing cultural da Caixa.
Das 600 peças que ficaram expostas em novembro, 135 foram selecionadas pelo público para a Galeria Caixa Brasil. Cada cidade ficou com 27 trabalhos de nomes consagrados das artes plásticas no país, como Djanira, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Glênio Bianchetti e Yara Tupinambá. "Não houve surpresas na escolha do público. Sabíamos que os grandes e mais conhecidos artistas brasileiros iam se sobressair, mesmo em um acervo como o da Caixa, com cerca de 2 mil obras, que abrangem um longo período das artes plásticas no Brasil", destaca Pacheco.
Segundo ele, o mais importante dessa iniciativa foi alcançado: o gosto popular prevaleceu. "A seleção das 135 obras foi toda pública. Esse era o nosso conceito principal. O gosto popular foi o carro-chefe e acabou compondo esse conjunto, que se tornou a maior mostra simultânea que o país já viu. Além de ser uma das atividades de comemoração do nosso sesquicentenário, é uma oportunidade para que todos possam admirar o que a arte brasileira tem de melhor", resume Gustavo Pacheco.
Em Brasília, a exposição pode ser conferida gratuitamente até 13 de fevereiro, na Caixa Cultural, no Setor Bancário Sul.
Coleções temáticas
A Caixa possui um acervo composto por quase 2 mil obras, entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras. A formação desse acervo deu-se por aquisições de coleções temáticas - que tem como marco o ano de 1968, quando a instituição começou a encomendar obras de renomados artistas brasileiros -; pela incorporação de 246 obras do acervo do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986; pela aquisição da Coleção Brasília, em 1987, da coleção do V Centenário, em 1998/1999; e por algumas doações de artistas expositores. As obras do acervo são exibidas em mostras nas galerias da Caixa Cultural e em museus de diversas cidades brasileiras.
Galeria Caixa Brasil - Obras elecionadas
Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural (SBS, Q.4, Lt 3/4). Entrada franca. Informações: www.galeriacaixabrasil. com.br.