Londres - O ator britânico Pete Postlethwaite, que recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel no filme "Em nome do pai", morreu aos 64 anos, informou o jornalista e amigo pessoal Andrew Richardson nesta segunda-feira.
Segundo Richardson, o ator morreu tranquilamente em um hospital de Shropshire, centro-oeste da Inglaterra, no domingo, depois de passar por um longo tratamento contra um câncer.
Um os principais atores britânicos, Peter William Postlethwaite nasceu numa família católica do nordeste da Inglaterra, na cidade de Warrington. Estudou interpretação na escola de teatro Bristol Old Vic e trabalhou como chaveiro para se sustentar. Depois juntou-se à Royal Shakespeare Company durante aos anos 1980.
Protagonizar o filme britânico de 1988, "Distant Voices, Still Lives" lhe rendeu um reconhecimento maior de seu talento.
Em seguida, passou a trabalhar em Hollywood e apareceu ao lado de Mel Gibson em "Hamlet" (1990), e fez filmes de sucesso como "Alien 3" (1992), "O último dos moicanos" (1992) e "Coração de dragão" (1996).
Sua atuação como Giuseppe Conlon, um devotado pai em "Em nome do pai", lhe valeu uma indicação ao Oscar em 1993. Ele também foi visto em "Os suspeitos" (1995) e o "Jurassic park" (1997).
Em 2004, Postlethwaite foi agraciado com a Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à arte. Ele era casado com Jacqui e tinha dois filhos, Will e Lily.