O músico baiano Mikael Mutti contabiliza no currículo a produção musical de artistas top do axé como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Claudia Leitte e Ivete Sangalo. Trabalhou também com o bossa novista internacional Sérgio Mendes e como percussionista e tecladista em turnês do Scorpions pela América Latina. Músico autodidata, aprendeu a tocar com 12 anos e aos 16 já era profissional. Há três anos, porém, o baiano resolveu literalmente brincar com os instrumentos adaptando-os para os videogames.
Durante a realização do 10; Mercado Cultural, encontro de artistas e produtores que aconteceu de um a cinco de dezembro no Teatro Castro Alves, em Salvador, Mutti apresentava o berimbau digital para baianos incrédulos. ;Eu chamo de percussão digital. É um tipo de arquitetura que já está sendo usada no mundo todo, mas adaptei para a percussão brasileira de instrumentos africanos: berimbau, pandeiro, timbau, surdo, djembê. Dá para fazer uma escola de samba inteira pelos controles;, explica. Antes, Mutti já havia inventado um triângulo tocado em teclado de computador e uma espécie de colete que imita sons percussivos.
A ideia é engenhosa. Usa-se o joystick do Nintendo Wii (para os iniciados aí vai o modelo: motion plus e nunchuk controller)onde todos os sons produzidos pelo berimbau têm correspondentes nos botões eletrônicos. Até mesmo o som do afastamento da cabaça da barriga de quem toca o instrumento pode ser reproduzido. Mikael vem usando os experimentos com a banda que formou para esse fim há um ano, a Percussivo Mundo Novo.
Mas, nem de longe planeja se livrar dos instrumentos acústicos tradicionais. ;O mundo está mudando e a música tem de estar antenada. Porém, o digital nunca substituirá um instrumento de verdade. As possibilidades de se tirar som de instrumentos reais são infinitas. A intenção é usar ferramentas para potencializar o instrumento analógico sem perder o conceito ancestral. Sou a favor da evolução, mas desde que a banda assuma que a função é a simulação de um instrumento real. Não concordo com a total substituição não;, declara.
O projeto de Mutti já foi apresentado para fabricantes do videogame. Porém, o inventor não adianta em que pé estão as negociações. Quem sabe um berimbau hero (correspondente do jogo popular guitar hero) não passe a ser fabricado um dia? Em Salvador, porém, as invenções de Mutti já estão sendo tratadas com bom humor. ;Você é o novo Walter Smetak?;, perguntou um visitante do Mercado Cultural. ;No máximo eu sou o Smetakizinho;, respondeu o músico. Vai vendo.
Plástica sonora
Anton Walter Smetak (1913-1984) é um músico suíço que chegou ao Brasil em 1937. Ele se radicou em Salvador para lecionar na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Por lá, desenvolveu estudos de música microtonal e construiu instrumentos usando materiais pouco usuais como canos de PVC, isopor ou cabaças. Muitos deles serviam apenas como obras de arte e não eram para serem tocados. Influenciou praticamente toda a geração tropicalista como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé.