Após uma longa pesquisa usada como base para uma dissertação de mestrado, o escritor Assis Coelho viu nascer o terceiro livro da carreira. Com todas as informações apuradas, a canalização dos dados e a transformação do material levaram apenas dois anos. Hoje, às 19h, no Centro Interescolar de Línguas (Ceilândia Sul), ele mostra o produto desse trabalho, a obra Lima Barreto, um caminhante libertário, distribuída pela editora Baraúna. ;Quero resgatar a memória desse autor carioca tão injustiçado por não ter o figurino, isto é, o padrão europeu tão aceito e apreciado por uma elite que voltava as costas para o que era nacional;, explica Assis.
Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido pelos dois últimos sobrenomes, viveu entre maio de 1881 e novembro de 1922. Jornalista, tinha origem escrava, já que o pai nasceu ainda sob as rédeas da escravatura e a mãe era filha de escravos. ;Mostro as fraquezas e ambiguidades dele, que criticou causticamente aquela sociedade, mas que ao mesmo tempo buscou intensamente fazer parte da Academia Brasileira de Letras, na época um reduto de poetas e autoridades advindas da elite discriminatória que tanto criticou;, confessa o autor.
Nascido há 60 anos em Viçosa do Ceará, Assis cresceu rodeado por dificuldades similares às de Lima Barreto. Desde jovem precisou dividir o dia entre estudo e trabalho para ajudar no sustento de uma família constituída de 13 irmãos, ou como gosta de classificar: ;Muitas bocas para poucos pratos;. Aos 17 anos, veio para Brasília, onde ainda reside, e pretende permanecer. ;Não havia televisão nem as tentações da internet, e o pequeno cinema passava um filme somente nos fins de semana. Tínhamos de ler José de Alencar e Machado de Assis e alguns livros de dramas de adolescentes francesas. Tudo que aparecia era lido com voracidade;, relembra saudoso.
LIMA BARRETO, UM CAMINHANTE LIBERTÁRIO
De Assis Coelho. Editora Baraúna, 137 páginas. Preço: R$ 25. Lançamento hoje, às 19h, no Centro Interescolar de Línguas (Ceilândia Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.