Já imaginou uma festa que rola só na internet e ainda tem como objetivo, além da diversão, chamar a atenção para a necessidade de mobilização social na prevenção e no combate à Aids? Pois começa hoje e vai até 5 de dezembro o Contato Virtual 2010, festival de música e imagem que acontece na internet durante a semana do 1; de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. ;O evento surgiu em 2004, em Goiânia, mas como uma festa física e sempre teve esse mote da luta contra a Aids. Na edição de 2007, não conseguimos autorização para realizar no local em que ele sempre aconteceu e foi então que sugeri a internet;, comenta o DJ e coordenador do Contato, Hugo Siqueira.
O festival vai ser realizado dentro do site (). Durante 10 dias, 110 DJs de vários estados, 10 VJs, 10 designers, além de jornalistas, artistas e outros parceiros vão estar reunidos nessa ação de cidadania. Ao todo, 110 horas de música para ouvir e baixar, com textos, dados, links e mensagens de prevenção às DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Isso sem falar nas discussões que vão movimentar o Blog do Contato (), que contará com a participação de profissionais de saúde, de comunicação e de ativismo social. ;Diariamente, do meio-dia à meia-noite, as pessoas poderão acessar o site, escutar e baixar o sets dos DJs participantes. Também teremos cards com mensagens a ser trocadas produzidas por designers e artistas plásticos, vídeoclipes e o nosso blog onde profissionais das áreas de saúde, jornalistas e ativistas vão debater e gerar material e informações sobre a Aids;, adianta Hugo.
O Contato Virtual também pretende envolver sites e redes sociais para agregar o maior número de pessoas possíveis. Segundo o coordenador do festival, a Aids não é mais tão debatida como há alguns anos, apesar de ainda continuar matando e atingindo, principalmente, o público jovem. Para Marcos Paulo Cipriano, um dos organizadores do festival, esse pouco destaque que a doença tem tido ultimamente fez com que muita gente ficasse até desinformada sobre ela. ;No ano passado, fizemos uma pesquisa com adolescentes e muitos não sabiam sequer como se pegava a Aids.;
Contato na rede
Criado em 2004 por Letícia Cintra Marques, já falecida, como um evento de celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a primeira edição do Projeto Contato aconteceu ;fisicamente; em Goiânia, na Praça Universitária. Em 2007, com dificuldades na infra-estrutura física do festival, o projeto migrou para Function! Podcast (sediado na internet, no ) e transformou-se no Contato Virtual. Em 2007, três DJs e três VJs participaram do festival virtual. Ao longo dos anos, ele só foi crescendo. Em 2008, haviam 24 DJs; em 2009, esse número saltou para 50, e agora em 2010, são 110.
CONTATO VIRTUAL ; FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA E IMAGEM DIGITAL NA INTERNET
De hoje até 5 de dezembro, diariamente, a partir das 12h, no site www.function. com.br/contatoHaverá ações paralelas realizadas no Balaio Café (201 Norte), em 30/11, a partir das 17h, e a Festa Temprano Lounge, no Bar 2; Clichê ( 107 Norte), às 21h. Entrada franca. Informações: 9136-7737
PROGRAMAÇÃO
sexta %u2013 26 de novembro - PSK
PSK, ou Fábio Braga, é um dos organizadores do Projeto Temprano Lounge, que acontece aos domingos no 2º Clichê, na quadra 107 da Asa Norte, Brasília. Jazzy, downtempo e deep house são o forte desse line up, que reúne a primeira linha da house music candanga.
Sábado %u2013 27 de novembro - Jisko Kid
A house music ganha mais groove e os beats aparecem no segundo dia. Jisk Kid, aka Miguel reúne o casting e convidados da Festa Melissa e do programa NüBEAT, programa sobre música eletrônica transmitido aos sábados, das 22 às 00 h, na Rádio Cultura FM 100,9 MhZ %u2013 Brasília (http://www.nubeatcultura.com/)
domingo %u2013 28 de novembro - Ricco
O techno e tech house dão as caras e Ricco, um dos precursores da cena no DF, reuniu um time de primeira, com uma pegada old school. Eletrônico de raiz e lenha pro seu domingo.
segunda %u2013 29 de novembro %u2013 Stopme
O DJ Stopme faz parte da nova geração da música eletrônica, forjada a partir do electro e no maximal, que abriram as portas pra diversão escrachada e democrática. No line up, pinçado do casting da Vodka Blush, Kraftwerk anda de braços dados com Lady Gaga e Banda Calypso.
terça %u2013 30 de dezembro %u2013 Dani Ferreira
DJ, blogueira (http://assimpleasdancing.blogspot.com/) e principalmente festeira, Dani Ferreira trafega entre a old school e a nova geração de eletrônica candanga. Electro e house dão o tom do line up.
quarta %u2013 01 de dezembro - Weirdo
Com residência atual no Velvet Club (quadra 102, Asa Norte, Brasília), aos domingos, Weirdo é referência candanga e nacional. Electro, breaks e house, ricos em graves e grooves, é o que promete o dream team escalado por ele.
quinta %u2013 02 de dezembro - Law
De São Luiz (MA) para Brasília, o DJ Law integrou-se à cena de house tribal e progressive da capital. O seu line up traz principalmente a nova geração candanga, além de convidados.
sexta %u2013 03 de dezembro %u2013 Marcos Queyroz
Parceiro do Contato desde sua criação, em Goiânia, Marcos Queyroz arregimentou os representantes da música eletrônica goiana.
sábado %u2013 04 de dezembro - Costta
O paulista, radicado em Brasília, é uma das revelações da house music na capital. Para o Contato 2010 chamou um dj de cada estado e dá um panorama nacional do tribal e progressive house.
domingo %u2013 05 de dezembro - Hopper
Um dos mais conceituados e participativos djs da capital, Hopper, no Contato desde 2007, encerra o festival. Junto com seus convidados, apresenta um tech house cerebral e rebolativo que não deixa ninguém parado.
26.11 a 05.12 %u2013 Hugo Siqueira
Com um %u201Cline up%u201D horizontal, Hugo Siqueira, do Function Podcast, e seus convidados, abrem as atividades diariamente, às 12 horas.