Pode parecer um desses acontecimentos milagrosos que só a música pop é capaz de materializar. Quando Paul McCartney ameaça os primeiros acordes de All my loving, incluída logo no início do repertório, o fã começa a duvidar dos próprios olhos e ouvidos. No palco, o homem de 68 anos carrega, sem cansaço, o legado mais robusto da história do rock. O público, no entanto, está convencido de que, modificado por melodias tão conhecidas, o ídolo se multiplicou por quatro. Pelo menos por três horas mágicas, não há por que duvidar: Paul se transformou nesta entidade que conhecemos como Beatles.
Em paz com a revolução que ajudou a criar, o mestre desembarca no Brasil com uma turnê que relê os clássicos da beatlemania no formato de um grande espetáculo dos anos 1970. Hits da carreira solo e do Wings, como Band on the run e Live and let die, se infiltram no set list. Impossível compará-los, entretanto, com a comoção provocada pelas faixas assinadas por Lennon e McCartney. Foram elas as responsáveis pelos momentos mais marcantes da primeira escala da turnê brasileira, há duas semanas, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Paul compensou a ausência de 17 anos no país com uma performance elegantemente jovial para 50 mil pessoas. Em cena, um gentleman que não viu o tempo passar.
As expectativas para os dois shows em São Paulo, por isso, não são nada modestas. Nem deveriam. Os fãs que conseguiram ingressos (para a primeira noite, os tíquetes da pista prime evaporaram em 15 minutos) aguardam por uma performance tão generosa quanto aquela que emocionou os gaúchos, com uma jukebox de obras-primas que inclui as obrigatórias Eleanor Rigby, A day in the life, Yesterday, Hey Jude e Helter skelter. Uma seleção que traz apenas sutis modificações ao perfil da Up and coming tour, que se escora numa banda irrepreensível e mostra a versatilidade do instrumentista Paul, confortável com guitarras, baixo, piano e ukulele.
Quem perdeu a chance pode conferir a apoteose de Paul hoje à noite na Globo e no Multishow, em especial de uma hora de duração com melhores momentos. Para os iniciantes, o concerto vale como uma aula sobre os fundamentos da música pop e, acima de tudo, uma revisão das décadas de 1960 e 1970. Por isso mesmo, nenhum adjetivo parece grandioso o suficiente para descrevê-la: é um evento histórico.
Onda literária
A temporada latina de Paul alavancou uma nova onda de consumo beatle entre os brasileiros. Desde o início do mês, as livrarias e lojas de discos de Brasília reservam prateleiras inteiras à memória do "fab four". Entre reedições, produtos importados e lançamentos, o mercado editorial anaboliza num filão aparentemente inesgotável. Reportagem publicada pelo The New York Times estima que estão em circulação nos Estados Unidos cerca de 500 títulos sobre a banda. A febre deve continuar com a estreia do filme O garoto de Liverpool, que retrata a formação de John Lennon, marcada para 3 de dezembro.
No Brasil, o número de edições sobre o tema não é tão expressivo, mas a diversidade de formatos impressiona: o fã mais curioso pode encontrar de manuais de autoajuda a obras que relacionam a trajetória dos Beatles à história recente da Inglaterra e dos Estados Unidos (veja quadro). Duas das publicações mais procuradas - a luxuosa Anthology e Many years from now, biografia oficial de Paul - estão esgotadas nos estoques. Para quem já começa a sentir saudades da passagem de Paul pelo país, o Correio preparou um guia com os melhores livros sobre aquela banda que, graças a Paul McCartney, continua na estrada.
PAUL McCARTNEY
Hoje e amanhã, às 21h30, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Ingressos esgotados. O show de hoje será exibido pela TV Globo e pelo Multishow (NET/Sky), às 23h15. O canal por assinatura prepara programação especial sobre o cantor a partir das 15h.
SÓ CLÁSSICOS
Músicas dos Beatles que devem entrar no repertório dos shows de Paul McCartney, hoje e amanhã.
; All my loving
; Drive my car
; Long and widing road
; And I love her
; Blackbird
; Eleanor Rigby
; Something
; Ob-la-di, ob-la-da
; Back in the U.S.S.R.
; I;ve got a feeling
; Paperback writer
; A day in the life
; Let it be
; Hey Jude
; Day tripper
; Lady Madona
; Get back
; Yesterday
; Helter skelter
; Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band
; The end