Que tal entrar na igreja no dia do seu casamento aos acordes do tango Por una cabeza? Ou quem sabe o tema de Indiana Jones? Vale também o rock do Green Day ou até mesmo o hino do seu time do coração. Trocar as alianças nunca saiu de moda, no entanto, cada vez mais, os noivos estão inovando na hora de escolher a trilha que vai embalar o dia mais importante de suas vidas. ;Hoje temos muito mais versatilidade. O repertório mudou bastante e é vasto. Antigamente, os noivos eram mais conservadores. É claro que alguns clássicos, como a Marcha nupcial, sempre estarão aí, mas no geral, os noivos têm mesclado músicas sacras e eruditas com as populares. É uma mistura interessante;, comenta o músico Alysson Takaki, que tem uma empresa especializada em se apresentar em eventos. Para a violoncelista Lucimary do Valle, que há quatro anos criou, com os músicos Marcos Reis e Alessandra Lalucce, a empresa Affinato, as cerimônias de hoje estão se tornando megaeventos e o mercado em Brasília está bastante aquecido. ;Temos casamentos de terça a domingo e está cada vez mais divertido por causa dessa versatilidade. Antes, era meio previsível. Agora, temos que ensaiar muito para aprender a tocar os arranjos e as músicas que nunca tocamos;, comenta.
O repertório de uma cerimônia de casamento pode variar devido a algumas condições: o perfil dos noivos, a hora e o local do casamento, principalmente se for realizado em uma igreja. ;No geral, a igreja, independentemente da religião, é bem tranquila com relação à trilha, mas também não dá para colocar axé ou funk em uma cerimônia, por exemplo. Quando o casório é realizado em um sítio ou uma casa de festas, aí fica mais eclético mesmo. Outro dia, um casal queria colocar Vamos fugir, aquela música (de Gilberto Gil) do ; Vamos fugir deste lugar;. Eu aconselhei que não era uma boa sugestão e eles acataram tranquilamente;, acrescenta Alysson.
A cara dos noivos
Especializada em casamentos personalizados, a Capim Cereja Produtora Musical toca praticamente tudo o que os noivos desejam. Esse novo conceito de eventos com a cara do anfitrião estimula a criatividade e acaba se tornando especial para os músicos também. ;Todo fim de semana fazemos casamento e, se a gente não inovar, acaba ficando burocrático para nós mesmos. Já fizemos casamento em que tocou só bossa nova, ou só samba. Outro cliente fez questão de entrar com o hino do time. É bem legal e animado;, comenta a flautista, cantora e fundadora da Capim Cereja, Diana Mota.
Mesmo quando os noivos escolhem canções que não são necessariamente românticas, como um rock pesado ou um tema de futebol, os profissionais responsáveis pela trilha do casório dão um jeitinho e elaboram arranjos com nova roupagem. ;A entrada da noiva é o ápice, o grande momento. Mesmo quando ela não escolhe a Marcha nupcial, a gente coloca só para introduzir, criar aquele clima e depois entra a música que ela selecionou. Houve um casamento em que o noivo entrou com aquele clássico tema do Indiana Jones e nós adaptamos também, para não ficar muito épico;, conta Alysson Takaki.
Para Lucimary do Valle, a entrada da noiva e a troca das alianças costumam manter os seus clássicos acompanhamentos, tais como a Marcha nupcial e a Ave Maria, respectivamente. Segundo ela, são os noivos que gostam de ousar mais. ;Já tocamos, na entrada do noivo, tema de Guerra nas estrelas, Rocky Balboa, hinos de times, que são muito comuns. Eles são mais irreverentes. As noivas costumam pedir canções que remetem à infância, Balão Mágico, Saltimbancos, Sítio do Pica-Pau Amarelo. Porém, sem dúvida, o momento de mais alto astral é a saída. As músicas são animadíssimas e ali tocam Iron Maiden, Ira, Chiclete com Banana. As cerimônias estão ficando cada vez mais pra cima. A festa já começa na igreja;, resume Lucimary.
Músicas mais tocadas para a entrada da noiva
; Marcha nupcial de Mendelssohn
; Tema de O fantasma da ópera
; Over the rainbow
; She, tema do filme Um lugar chamado Notting Hill
; Conquista do paraíso, de Vangelis, tema do filme 1492
; Nona sinfonia de Beethoven
Gêneros musicais ou bandas que estão na moda
; Tangos
; Chiclete com Banana
; Green Day e Coldplay
; Aerosmith
; Hinos de clubes de futebol
; Balão Mágico e Saltimbancos