No dia de ontem, zumbis foram vistos zanzando nas proximidades de alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do planeta, como a Ponte do Brooklyn, em Nova York; o Museu do Prado, em Madri; e o Big Ben, em Londres. Eles também atacaram em São Paulo: nas primeiras horas do dia, invadiram o vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), chamando a atenção de quem passava na Avenida Paulista. Espalhados por outras 23 cidades de diversos continentes, os seres esfarrapados e de olhar perdido eram nada menos do que modelos contratados pela Fox International Channels para chamar a atenção do público para The walking dead, série dramática que estreia nos Estados Unidos, no canal AMC, domingo, quando se comemora o Halloween, e ganha o mundo nos dias seguintes.
The walking dead é uma produção original do AMC, baseada na história em quadrinhos escrita por Robert Kirkman e publicada pela Image Comics. A parceria do canal com a Fox International permitirá a execução de uma estratégia de lançamento que fará a série chegar gradualmente, ao longo de uma semana, a todos os mercados atingidos pela Fox ; cerca de 120 países ;, assim como acontece com a distribuição de blockbusters nos cinemas. No Brasil, a estreia está marcada para 2 de novembro, no canal Fox, às 22h.
À frente da produção de The walking dead está o diretor Frank Darabont, conhecido das telas de cinema por filmes como Um sonho de liberdade e À espera de um milagre. Além de assinar o roteiro e a direção geral, Darabont atua como produtor executivo ao lado de Kirkman, Gale Anne Hurd (cujo nome consta nos créditos de produção de filmes como O exterminador do futuro; Aliens, o resgate e Armageddon), Charles ;Chic; Eglee (das séries Dexter, The shield, Dark angel) e David Alpert, da produtora Circle of Confusion.
The walking dead começa quando o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) acorda de um coma, em um hospital, e descobre que o mundo foi devastado por uma epidemia que transformou todo mundo em zumbi. Com locações no estado de Atlanta, a série começa com um episódio especial de 90 minutos. Os programas seguintes narram os meses que sucedem o apocalíptico incidente e a luta dos sobreviventes para se manterem a salvo dos mortos vivos. Na saga, Lincoln, que integrou o elenco de filmes como Simplesmente amor, de Richard Curtis, está acompanhado por Jon Bernthal (O escritor fantasma), Sarah Wayne Callies (Prison break), Laurie Holden (The shield) e Steven Yeun (The Big Bang theory), entre outros.