Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Mostra de filmes contemporâneos espanhóis promete lotar o Cine Brasília

Como de costume, o Cine Brasília (106/107 Sul) abriga uma série de mostras, enquanto não é fechado para a maquiagem que reforma, com paliativo, o espaço para a festa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No último fim de semana, o espaço lotou com a 4; Mostra Internacional de Curtas ; Os diferentes olhares do mundo, que atraiu público diversificado. De hoje a domingo, a Mostra de Cinema Atual Espanhol ; programada para passar por outras nove capitais brasileiras ; promete repetir o feito e levar o brasiliense a reocupar a sala mais antiga de Brasília.

Os títulos têm datas de realização que variam entre 2008 e 2009. Hoje, o primeiro a ser exibido será o drama familiar Amateurs, dirigido por Gabriel Velázquez. No centro desse drama, está o desconsertado operário madrileno Julio que, às vésperas da aposentadoria, recebe a inusitada visita de uma jovem que afirma ser filha dele. Solitário, o homem se vê próximo da possibilidade de ter companhia, já no fim da vida.

Amanhã, será a vez de Caminho, de Javier Fesser, e no sábado, de Um namorado para Yasmina, de Irene Cardona Baças. O último trata da incapacidade de adaptação de uma imigrante marroquina que, na Extremadura, conhece um policial visto como enganoso passaporte para a felicidade. Já Caminho é baseado na existência de Alexia González-Barros (morta em meados dos anos de 1980), que teve a educação marcada pela intolerância da Opus Dei. Filme e diretor sagraram-se vitoriosos na badalada premiação do Goya. Forasteiros, assinado por Ventura Pons, será a atração da sexta-feira. O filme revela o peso da tradição para uma família desentrosada com os novos vizinhos que chegam, num incidente separado por 40 anos de um trágico episódio para todos: a perda de um ente querido.

No encerramento, será apresentado o filme mais premiado da mostra, a coprodução Peru e Espanha A teta assustada, de Claudia Llosa. Vencedora do Urso de Ouro do Festival de Berlim, a produção de 2009 também levou os principais prêmios em Gramado, isso além da seleção entre os cinco finalistas ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Na história, Fausta acredita ter a doença chamada teta assustada, transmitida por mães que sofreram violência sexual e engravidaram durante a ditadura no Peru. Ao mesmo tempo, precisa arranjar dinheiro para o funeral da própria mãe.


MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL
De hoje a domingo, no Cine Brasília (106 Sul), às 20h,
Não recomendada para menores de 12 anos. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia).