Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Simone lança CD e DVD para celebrar a passagem dos 60 anos

Simone comemora 60 anos dando demonstração de que a música lhe faz muito bem. Em forma e vivendo a maturidade artística, a cantora acaba de lançar Em boa companhia, CD e DVD com repertório recheado de canções românticas ; marca registrada de sua carreira ;, sambas e hits pop, de compositores de diferentes gerações da MPB.

A ideia do projeto, segundo Simone, surgiu no ano passado, durante a turnê homônima. ;O show foi crescendo e se aperfeiçoando na estrada, e junto veio a vontade de registrá-lo. Em boa companhia é um momento de palco muito especial para mim, por ser um dos shows mais prazerosos e alegres da minha carreira. A interação com a plateia se dá de forma mágica. Aí tive certeza de que deveríamos captar tudo isso.;

Gravado no Teatro Guararapes (Recife), Em boa companhia não tem característica de retrospectiva, mesmo trazendo músicas que marcaram a trajetória da cantora. Se por um lado, os maiores sucessos ficaram de fora; por outro, no show, que deu origem ao DVD e ao CD duplo, ela canta pela primeira vez hits de artistas como Jorge Ben Jor, Caetano Veloso e Rita Lee.

Assunto recorrente na discografia de Simone, o amor predomina entre as 24 músicas do DVD. ;Eu sempre cantei o amor. Para o disco Na veia (que deu origem ao show da turnê), liguei para vários compositores, que me mandaram canções e expliquei que queria fazer um trabalho feliz, pra cima, que falaria do amor de todos os seus jeitos, formas e maneiras.;

Quem assistiu ao Em boa companhia ; apresentado em Brasília, no Auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães ;, agora transposto para o vídeo, pôde perceber que o clima de paixão e de desejo estava no ar, cantado por uma intérprete madura, com total domínio do ofício, conhecedora de todos os atalhos do palco, e que, como poucos, sabe utilizar o gestual para ser complemento da voz, e assim ter os fãs o tempo todo a seu lado.

Roteiro
Para dirigi-la neste projeto, Simone convidou José Possi Neto, um homem de teatro, com quem dividiu a elaboração do roteiro. ;O Possi, que sabe tudo de palco, acrescentou muito a esse trabalho. Como somos amigos e temos intimidade, as intervenções e as sugestões dele surgiram de várias maneiras, até durante uma conversa despretensiosa. O olhar atento do Possi é muito valioso;, elogia.

O diretor devolve os confetes. ;Simone sempre cantou muito bem temas de amor e sambas, que estão muito presentes no repertório.; Entre elas, estão Love (Paulo Padilha), Definição da moça (Adriana Calcanhotto, sobre texto de Ferreira Gullar), Certas noites (Dé Palmeira), Migalhas e Hóstia, de Erasmo Carlos ; esta última em parceria com Marcos Valle. Quem também comparece é Abel Silva (autor dos clássicos Jura secreta e Alma), que voltou a presentear a cantora com Pagando pra ver, que ela vê como ;um blues feliz;.

Martinho da Vila, a quem Simone dedicou um álbum inteiro na década de 1990, marca presença com Na minha veia, samba feito em parceria com Zé Catimba. É de Martinho, também, Ex-amor, que se junta a outros sambas clássicos, Deixa eu te amar (Agepê, Ismael Camilo e Mauro Silva) e Ame (Paulinho da Viola). ;Essa canção é tudo que eu acho e acredito do amor;, afirma a cantora. Já Vale a pena tentar é uma rara e inédita melodia criada por ela há algum tempo, que Hermínio Bello de Carvalho a ajudou terminar, colocando a letra.

Com o auxílio de José Possi, Simone completou o roteiro trazendo para seu canto as consagradas Lá vem a baiana (Dorival Caymmi), Certas coisas (Lulu Santos), Perigosa (Rita Lee, Roberto Carvalho e Nelson Motta, antigo sucesso das Frenéticas), Fullgás (Marina Lima), Nada por mim (Herbert Vianna e Paula Toller), Ive Brussel (Jorge Ben Jor) e o frevo Chuva, suor e cerveja (Caetano Veloso), todas obviamente recriadas de forma personalíssima pela baiana. Ela quis, ainda, no DVD, músicas que fazem parte de discos anteriores.

EM BOA COMPAHIA
DVD e CD duplo de Simone, com 24 faixas, sob a direção de José Possi Neto. Lançamento da gravadora Biscoito Fino. Preços médios: DVD R$ 44,90 e CD duplo R$ 34,90.

Três perguntas - Simone

Qual o segredo para chegar em boa forma à maturidade
pessoal e artística?

Acima de tudo, é preciso ter o entendimento de quem você é, da idade que tem. Procuro sempre estar bem, tenho cuidados, mas nunca esqueço que tenho 60 anos. Aceito e tenho plena noção de quanto o tempo faz bem. Não se pode lutar contra ele, o tempo é um aliado, um senhor muito sábio. Quanto à maturidade artística, continuo amando o que faço, mas o frio na barriga permanece quando subo ao palco.

Qual foi o critério para a escolha das 24 músicas do DVD?
O critério foi o conceito do show, que fala sobre o amor e o desejo, mas com uma perspectiva madura, feliz, bem resolvida. A partir disso, além das canções inéditas do disco Na veia, trouxe para o roteiro outras músicas que se encaixassem nessa proposta, que completassem o discurso, todas muito amarradas.

No show que gerou o DVD, a exemplo de quase todos de sua trajetória, o amor é cantado de forma, digamos, despudorada, sem nenhum tipo de preconceito. Você pretendia que isso soasse como um manifesto?
Neste show, falo do amor, do desejo e, principalmente, da alegria presente nesses dois sentimentos. Dou continuidade à ideia lançada no disco Na veia, de cantar o amor feliz, maduro e bem resolvido. É, acima de tudo, a visão que tenho do amor atualmente.