Rio de Janeiro - Cerca de 4 mil crianças moradoras de comunidades atualmente protegidas pelas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) participam desde às 8 horas da manhã, no Complexo Esportivo do Maracanã, na zona norte da cidade, de uma programação especial em comemoração ao Dia da Criança. Trazidas em ônibus, cada um deles com três adultos responsáveis, as crianças vestem camisetas de cores diferentes, para cada uma das 12 comunidades onde residem.
A iniciativa dessa programação especial do Dia da Criança é das secretarias estaduais de Segurança Pública e de Turismo, Esportes e Lazer, além da Polícia Militar. De acordo com o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Robson Rodrigues, as cores diferenciadas das camisetas das crianças são apenas para facilitar a identificação. ;Ao longo da programação, essas cores se misturam, para romper a lógica da separação à qual as crianças estavam acostumadas, antes das UPPs;, afirmou.
As atrações, abertas com um show da dupla de palhaços Patati Patatá, vão até às 17h30m. A programação inclui apresentações de várias unidades da Polícia Militar, como o Regimento de Polícia Montada, a Companhia de Cães da PM, motociclistas do Batalhão de Choque e integrantes do Batalhão Florestal. No roteiro constam ainda apresentações dos craques do showbol, do grupo de comediantes Adeus Rodinhas, um parque de brinquedos para a criançada, apresentação da Escola de Samba Mirim Filhos da Águia, da Portela, e um show de encerramento, por conta do grupo de pagode Pique Novo.