Quatrocentos e cinquenta e nove filmes entre longas e curtas-metragens digitais e em película foram inscritos para a seleção do 43; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB),que acontecerá entre 23 e 30 de novembro deste ano. A informação foi fornecida pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Desse total, 108 títulos são de Brasília. É mais que o dobro do número de inscrições brasilienses no ano passado (em 2009, foram 52).
;A cada ano, a produção brasiliense tem crescido. Isso atesta a qualidade profissional de técnicos e realizadores de cinema em Brasília;, destaca o organizador do festival, Sérgio Fidalgo. ;A diferença pode ser reflexo das mudanças que aconteceram no Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com a mudança da Lei Orgânica votada pela Câmara Legislativa que obriga que 0,3% do orçamento da receita corrente líquida do Distrito Federal seja destinada ao programa. Mas, ainda não é o resultado completo disso. Muitos filmes não ficaram prontos por causa de atrasos no repasse de verbas do FAC;, opina o presidente da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV), João Paulo Procópio. Essa seria a razão para a inscrição de apenas quatro longas produzidos na cidade, segundo o presidente da ABCV.
A inscrição de 301 títulos produzidos em digital também diz muito sobre uma característica brasileira, com a inserção e democratização dos formatos digitais no país. ;A política nacional está incentivando o aquecimento do audiovisual. Pontos de Cultura e movimentos sociais têm usado o formato. No Distrito Federal, movimentos de produção audiovisual se estabeleceram em Ceilândia, Taguatinga e outras satélites e os realizadores estão usando a janela do digital no Festival;, analisa Procópio.
Comissão
Uma mudança tímida no regulamento da inscrição pode ter um impacto maior no evento esse ano. ;O regulamento prevê que os filmes têm de ser inéditos em Brasília, mas não obrigatoriamente nacionalmente. Existe a possibilidade de que a programação fique mais atraente. Até então o festival exibia os títulos que não haviam sido escritos fora de Brasília. Mas, se a comissão vai levar o item em consideração ou não, só saberemos quando forem divulgados os selecionados;, complementa Procópio.
Por enquanto, mudanças profundas no festival ou a reforma definitiva do Cine Brasília ainda nem sequer apontaram no horizonte. Fidalgo, que assumiu a direção do evento este ano, manteve, inclusive, quase a mesma equipe. ;Ainda não dá para falar de mudanças radicais. Nossa expectativa é maior em relação à qualidade dos filmes selecionados;, explicou o organizador. O anúncio dos selecionados será feito no próximo dia 19. O festival deste ano terá um orçamento de R$ 2,5 milhões.
Inscrições para o 43; FBCB
NACIONAIS
459 - Total de títulos
36 - Longas-metragens
122 - Curtas-metragens
301 - Curtas digitais
DISTRITO FEDERAL
108 - Total de títulos
4 - Longas-metragens
20 - Curtas-metragens
84 - Curtas digitais