Mostra no CCBB traz filmes dirigidos por John Ford entre 1917 e 1966
Diversão e Arte

Mostra no CCBB traz filmes dirigidos por John Ford entre 1917 e 1966

Um novo horizonte. Com esse vislumbre, John Ford ; o diretor mais premiado pelo Oscar ; alimentou os milhares de personagens movimentados em mais de meio século de uma produção próxima a 150 filmes. ;Ele amadureceu o faroeste, dando até um segundo nome para a região do deserto do Arizona onde filmava, que, para muitos, passou a se chamar Ford Country. Com ritmo narrativo um pouco mais lento, Ford se interessou pela aplicação de apuro visual. Isso numa filmografia desenvolvida na maior parte em preto e branco, por achar os diferenciais de contraste um recurso bem mais expressivo;, comenta Leonardo Levis, curador (ao lado de Raphael Mesquita) da mostra que começa hoje e segue até 17 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

;Foi uma trabalheira, e o público, depois de um ano, está colhendo os frutos;, conta Levis, ao falar da coleta, junto a 11 instituições estrangeiras, das 36 produções (em formatos 35mm e 16mm) que compõem a mostra John Ford, que celebra realizações do cineasta morto em 1973, aos 78 anos. ;Acredito que os filmes, em conjunto, não sejam densos ou brutos, apesar de ele ter acompanhado a convivência de personagens masculinos. Ford trazia o espírito dos amigos que bebem e formam laços, à moda dos irlandeses. Com romance, humor e peso nas ações dramáticas do cinema, ele construiu histórias embaladas por forte carga sentimental;, avalia Leonardo Levis.

Para balizar o espectador no universo do realizador que, entre 1941 e 1945, foi designado tenente-coronel, à frente de cinegrafistas de guerra, um entendimento inicial é oferecido no documentário Directed by John Ford, assinado por Peter Bogdanovich (de A última sessão de cinema). ;No filme, há uma entrevista com ele, rara e difícil, por ele ser notadamente avesso ao exame da obra. Ford se considerava um trabalhador de estúdio, sem enfatizar aspirações de responder por uma linguagem;, pontua o curador. Aulas com os especialistas João Luiz Vieira, Hernani Heffner e Ruy Gardnier, no transcorrer da mostra, prometem exame dos aspectos políticos infiltrados em títulos como Caravana dos bravos, O furacão e Asas heroicas.

Migrantes
Décimo-terceiro filho de uma família de emigrantes, Sean O;Fearna (como batizado) desenvolveu com propriedade temas que apontavam para as mudanças físicas e a lida com transformações. Exemplo disso está na estreia, com O último cartucho (1917), em que fazendeiros estão na mira da imposta migração. Com o lastro do romance de John Steinbeck ; que retratou a promessa do Oeste para os agricultores atolados na aridez da Depressão ;, As vinhas da ira (1940) trouxe a 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" alt="Logo Correio Braziliense" height="25" width="200" style="margin: 1px auto;">

Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Mostra no CCBB traz filmes dirigidos por John Ford entre 1917 e 1966

Um novo horizonte. Com esse vislumbre, John Ford ; o diretor mais premiado pelo Oscar ; alimentou os milhares de personagens movimentados em mais de meio século de uma produção próxima a 150 filmes. ;Ele amadureceu o faroeste, dando até um segundo nome para a região do deserto do Arizona onde filmava, que, para muitos, passou a se chamar Ford Country. Com ritmo narrativo um pouco mais lento, Ford se interessou pela aplicação de apuro visual. Isso numa filmografia desenvolvida na maior parte em preto e branco, por achar os diferenciais de contraste um recurso bem mais expressivo;, comenta Leonardo Levis, curador (ao lado de Raphael Mesquita) da mostra que começa hoje e segue até 17 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

;Foi uma trabalheira, e o público, depois de um ano, está colhendo os frutos;, conta Levis, ao falar da coleta, junto a 11 instituições estrangeiras, das 36 produções (em formatos 35mm e 16mm) que compõem a mostra John Ford, que celebra realizações do cineasta morto em 1973, aos 78 anos. ;Acredito que os filmes, em conjunto, não sejam densos ou brutos, apesar de ele ter acompanhado a convivência de personagens masculinos. Ford trazia o espírito dos amigos que bebem e formam laços, à moda dos irlandeses. Com romance, humor e peso nas ações dramáticas do cinema, ele construiu histórias embaladas por forte carga sentimental;, avalia Leonardo Levis.

Para balizar o espectador no universo do realizador que, entre 1941 e 1945, foi designado tenente-coronel, à frente de cinegrafistas de guerra, um entendimento inicial é oferecido no documentário Directed by John Ford, assinado por Peter Bogdanovich (de A última sessão de cinema). ;No filme, há uma entrevista com ele, rara e difícil, por ele ser notadamente avesso ao exame da obra. Ford se considerava um trabalhador de estúdio, sem enfatizar aspirações de responder por uma linguagem;, pontua o curador. Aulas com os especialistas João Luiz Vieira, Hernani Heffner e Ruy Gardnier, no transcorrer da mostra, prometem exame dos aspectos políticos infiltrados em títulos como Caravana dos bravos, O furacão e Asas heroicas.

Migrantes
Décimo-terceiro filho de uma família de emigrantes, Sean O;Fearna (como batizado) desenvolveu com propriedade temas que apontavam para as mudanças físicas e a lida com transformações. Exemplo disso está na estreia, com O último cartucho (1917), em que fazendeiros estão na mira da imposta migração. Com o lastro do romance de John Steinbeck ; que retratou a promessa do Oeste para os agricultores atolados na aridez da Depressão ;, As vinhas da ira (1940) trouxe a excelência de Henry Fonda, na pele de Tom Joad, um egresso que crê no poder de mobilização conjunta. Outro ápice de John Ford veio com No tempo das diligências (1939), em que a história de vingança comandada por Ringo Kid (John Wayne, no princípio de rentável parceria) toma novo rumo, com a fúria dos apaches.

;Como nos faroestes clássicos, os índios faziam papel de vilões nos filmes. Foi reservada alguma complexidade, mas eles nunca eram mocinhos ou estavam do lado do bem. Uma contribuição dada por John Ford veio nas filmagens: ele não só pedia figurantes indígenas autênticos, mas, ia além, propondo a equiparação de cachês com os dos brancos;, comenta Leonardo Levis. Filmes como O aventureiro do Pacífico (1963) e Crepúsculo de uma raça (o derradeiro faroeste dele, em 1964) indicam o relativo declínio. ;A produção dele nos anos 1950 e 1960 já não se fazia com os princípios que brotaram na vitalidade inicial. Eram filmes bons, mas não pareciam do mesmo território que dominou;, diz o curador.

Campos minados cercaram igualmente personagens como o prefeito Frank Skeffington (Spencer Tracy) ; em crise, na tentativa de reeleição, por causa da falta de domínio da nova gramática eleitoreira ;, em O último hurra (1958), e o xerife Wyatt Earp, movido por ódio, em Paixão dos fortes (1946). As rivalidades também dão forma e conteúdo a títulos como A águia azul (1926), Sangue por glória (1952) e Quatro filhos (1928). A mostra do CCBB concentrou na programação de amanhã uma parcela cara aos amantes das fitas de John Ford, com a exibição sequenciada da Trilogia da Cavalaria, repleta de ;guerras indígenas; nos títulos Sangue de herói (que reúne Henry Fonda e John Wayne), Legião invencível e o clássico Rio Grande.

JOHN FORD
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tr. 2 Cj. 22, 3310-7087). De hoje a 17 de outubro, com sessões de terça a domingo. Hoje, às 16h, documentário Directed by John Ford (de Peter Bogdanovich, 110min, com entrada franca); às 18h30, No tempo das diligências (97min, não recomendado para menores de 14 anos) e As vinhas da ira (129min, 12 anos). Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia).

28 de Setembro (terça)

16h ; Directed by John Ford, 110min, DVD
18h30 ; No tempo das diligências, 97min, 35mm
20h30 ; As vinhas da ira, 129min, 35mm

29 de Setembro (quarta)

16h ; Sangue de herói, 127min, 16mm
18h30 ; Legião invencível, 103min, 16mm
20h30 ; Rio Grande, 105min, 16mm

30 de Setembro (quinta)

16h ; O furacão, 102min, 16mm
18h30 ; O delator, 91min, 35mm
20h30 ; Ao rufar dos tambores, 103min, 16mm

1; de Outubro (sexta)

16h ; Rio Grande, 105min, 16mm
18h30 ; Legião invencível, 103min, 16mm
20h30 ; Bucking Broadway, 49min, 35mm

02 de Outubro (sábado)

12h ; Domínio de bárbaros, 104min, 16mm
17h30 ; Rastros de ódio, 119min, 35mm
20h ; No tempo das diligências, 97min, 35mm

03 de Outubro (domingo)

13h ; Quatro filhos, 100min, 16mm
15h ; A mocidade de Lincoln, 101min, 16mm
17h30 ; Sangue de herói, 127min, 16mm
20h ; As vinhas da ira, 129min, 35mm

05 de Outubro (terça)

16h ; Sangue por glória, 111min, 16mm
18h30 ; Terra bruta, 109min, 35mm
20h30 ; Rastros de ódio, 119min, 35mm

06 de Outubro (quarta)

16h ; O último hurrah, 121min, 35mm
18h30 ; Caminho áspero, 84min, 35mm
20h30 ; Maria Stuart, 123min, 35mm

07 de Outubro (quinta)

16h ; Maria Stuart 123min, 35mm
18h30 ; O céu mandou alguém, 106min, 16mm
20h30 ; O furacão, 102min, 16mm

08 de Outubro (sexta)

16h ; O último cartucho, 51min, 35mm
18h30 ; Paixão de fortes, 97min, 35mm
20h30 ; Caravana de bravos, 86min, 35mm

09 de Outubro (sábado)

12h ; Paixão de fortes, 97min, 35mm
17h30 ; Depois do vendaval, 129min, 35mm
20h ; Peregrinação, 90min, 16mm

10 de Outubro (domingo)

13h ; Terra bruta, 109min, 35mm
15h ; O último hurrah, 121min, 35mm
17h30 ; Sete mulheres, 86min, 35mm
20h ; O último cartucho, 51min, 35mm

12 de Outubro (terça)

11h - O sol brilha na imensidão, 90min, 35mm

14h ; Directed by John Ford, 110min, DVD

16h ; O homem que matou o facínora, 122min, 35mm

18h30 ; Como era verde meu vale, 118min, 35mm

20h30 ; Depois do vendaval, 129min, 35mm

13 de Outubro (quarta)

16h ; A batalha de Midway Asas heróicas, 83min, 35mm
18h30 ; O aventureiro do Pacífico, 109min, 35mm
20h30 ; A águia azul, 58min, 35mm

14 de Outubro (quinta)

16h ; A longa viagem de volta, 105min, 16mm
18h30 ; Nas águas do rio, 80min, 16mm
20h30 ; O cavalo de ferro, 120min, 16mm

15 de Outubro (sexta)

16h ; Nas águas do rio, 80min, 16mm
18h30 ; A batalha de Midway Asas heróicas, 83min, 35mm
20h30 ; O aventureiro do Pacífico, 109min, 35mm

16 de Outubro (sábado)

12h ; O cavalo de ferro, 120min, 16mm
17h30 ; Como era verde meu vale, 118min, 35mm
20h ; Crepúsculo de uma raça, 159min, 35mm

17 de Outubro (domingo)

13h ; Directed by John Ford, 110min, DVD
15h ; A longa viagem de volta, 105min, 16mm
17h30 ; O sol brilha na imensidão, 90min, 35mm
20h ; O homem que matou o facínora, 122min, 35mm

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