No dia 6 deste mês, lá pelas 2h, Pedro Angell subiu ao palco da festa Play! com sua banda. Até então, a noite estava recheada de guitarras pesadas, vozes rouquinhas e mais alguns outros ingredientes que constroem um grupo de rock, indie rock ou qualquer coisa que se aproxime disso. Foi quando os dedos de Pedro começaram a puxar corda por corda daquele violão, que o clima mudou. Pedrinho Grana e os Trocados (André, Nandico e Guigo) fazem parte de um grupo de bandas e artistas de Brasília que empunham com orgulho violões e gaitas.
Pedro também integra o trio de punk rock Gramofocas. "Eu tinha algumas músicas que não combinavam com o estilo do Gramofocas e resolvi que queria gravar separadamente", explica. Em 2009, ele e os Trocados lançaram o álbum A Aurora do Deicida, composto por 13 faixas recheadas de referências folk, country e psicodélicas. Gram Parsons, Flying Burrito Brothers, Byrds, Hank Williams e Johnny Cash passeavam constantemente pelos ouvidos do artista enquanto ele se preparava para as gravações do CD.
Outro músico da cidade que se derrete todo ao ouvir um violão é Guilherme Cobelo. Ele começou a tocar folk em 2007. "Nessa época, tudo que tinha um violão como acompanhamento principal eu escutava", conta. Seu gosto passa pelo folk norte-americano como Bob Dylan, Joan Baez, Neil Young, pelo inglês, Donovan, Incredible String Band, pelo que ele considera como folk no Brasil, Xangai, Elomar, Vital Farias, algumas músicas do Geraldo Azevedo, o folk chileno de Violeta Parra, Victor Jara e o cubano de Silvio Rodriguez.
Folk music é mais ou menos assim: estruturação simples de acordes e letras que falam sobre o cotidiano do povo rural, define o professor Raimundo Nilton, da Escola de Música de Brasília. Entre os instrumentos clássicos do estilo estão o banjo, o violino e a gaita. "Folk, em inglês, significa povo. O estilo nasceu da classe trabalhadora europeia (ingleses, irlandeses, por exemplo)", lembra o professor.
Mas foi nos anos 1960, nos Estados Unidos, que o estilo ficou famoso. Artistas folk, como Woody Guthrie e Bob Dylan, começaram a misturar letras políticas ao ritmo, em apoio ao movimento americano pelos direitos civis. Dylan também introduziu a guitarra elétrica ao gênero, o que lhe causou a famosa vaia em um festival em Newport. Lá, ele foi xingado e acusado de traidor. A partir daí, nasceram todos os outros subgêneros como folk rock e punk folk, por exemplo.
Guilherme tem planos de lançar, ainda este ano, um CD com algumas de suas composições. Enquanto isso não rola, ele coloca, quando pode, pitadas de folk em sua banda de rock, o Korina. "O problema é que, em Brasília, se você não tiver uma banda lhe acompanhando parece que o público não gosta muito. A não ser que você esteja sentado num gramado, sem pretensões. Aí lhe escutam e gostam. Mas já tentei tocar minhas músicas em shows e não deu muito certo. Mandaram cortar meu microfone ao perceber que as pessoas não estavam dançando freneticamente", relembra. Para o artista, o folk tem dessas coisas. Ele acha que deve ser muito mais ouvido do que dançado.
Mas o músico Eron Falbo, que está em Londres cuidando da divulgação de suas músicas novas, não vê a hora de voltar a Brasília, cidade onde nasceu, para mostrar o novo trabalho. Ano passado, ele gravou canções com o mesmo profissional que produziu alguns dos CDs de seu ídolo Bob Dylan. "A experiência foi fantástica. Bob Johnston sabe tudo. É difícil imaginar o que é conviver com uma lenda e conversar sobre outras como se fossem todos seus colegas de trabalho", orgulha-se.
Não foi apenas a musicalidade acústica que o fez enveredar pelo folk. Há alguns anos, Eron se viu completamente rendido pelas frases poeticamente bem construídas de algumas músicas do estilo. "Acredito que Brasília tem muito espaço para o folk. Tudo depende de como se vende. Se Bob Dylan fizesse um show em Brasília, por exemplo, lotaria", brinca.
Lendas do folk
1 - Woody Guthrie
» Woodrow Wilson Guthrie nasceu em Okemah, Estados Unidos, em 1912. O cantor ficou conhecido por introduzir letras políticas ao estilo folk. Sua canção mais conhecida, This land is your land, é cantada regularmente em escolas americanas.
2 %u2013-Pete Seeger
» Pete é, possivelmente, o criador do banjo de cinco cordas. Ele integrou a banda The Weavers na década de 1950. Na época, eles foram banidos das rádios durante a era McCarthy. Pete reapareceu em 1960, quando começou a fazer canções de protesto.
3 - Doc Watson
» Doc nasceu com uma infecção no olho que o levou à cegueira. O cantor se apresentava em shows com seu filho Merle até 1985, quando o menino morreu em um acidente. Watson faz turnês ainda hoje, com uma banda que inclui seu neto, filho de Merle. Entre suas canções mais famosas estão Where have all the flowers gone e If i had a hummer.
4 - Bob Dylan
» Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, é, provavelmente, um dos artistas folk mais famosos de todos os tempos. Nascido no estado de Minessota, nos Estados Unidos, criou o folk rock ao introduzir a guitarra elétrica ao estilo. É compositor de Like a Rolling Stone e Blowin%u2019in the wind.
5 - Joni Mitchell
» A cantora canadense quebrava corações e emocionava plateias com suas letras fortes e auto-construtivas, que vão de temas autobiográficos até a industrialização e a destruição da natureza. Em abril de 2005, Mitchell lançou o álbum Songs Of Prairie Girl, que a trouxe de volta ao cenário musical.
6 - Joan Baez
» Foi Joan, ex-namorada de Bob Dylan, que ajudou a trazer músico novamente ao cenário musical, com a regravação das canções do compositor. Estava fortemente ligada ao movimento dos direitos civis e foi presa duas vezes por protesto pacífico.
7 - Odetta
» Martin Luther King a chamava de %u201Ca rainha da música popular americana%u201D. Odetta foi uma grande influência para muitos músicos populares dos anos 1960, incluindo Bob Dylan, Joan Baez, Mavis Staples e Janis Joplin.
8 - Donovan
» Emergente do cenário folk inglês, Donovon ficou famoso depois de uma série de apresentações em programas de TV. Foi ele quem ensinou John Lennon e Paul McCartney a fazer o %u201Cfinger picking%u201D %u2014 estilo de tocar guitarra.
9 - Leadbelly
» Nascido em uma fazenda em 1888, Huddie Leadbetter (conhecido como Leadbelly devido à sua dureza) passou muitos anos na prisão. Lá dentro, foi descoberto pelo folclorista John Lomax, que pediu sua libertação e registrou seu hit mais famoso: Goodnight Irene.
10 - Violeta Parra
» Cantora e compositora chilena. Sua canção mais famosa, Gracias a la Vida, é a mais regravada na história da América Latina.