Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

The King's Speech vence o Festival de Toronto

Toronto (Canadá) ; "The King;s Speech", um filme sobre um rei britânico gago ; pai da atual rainha Elizabeth II da Inglaterra ;, que teve que superar o problema para conduzir seu império na guerra, recebeu neste domingo (19/9) o prêmio do público do Festival de Cinema de Toronto.

O filme, com Colin Firth no papel do rei George VI, que sofria de uma gagueira nervosa, relata a hesitação do monarca em assumir o poder depois da abdicação de seu irmão em 1936 e seu trabalho com o pouco ortodoxo terapeuta australiano (representado por Geoffrey Rush), que o ajuda a lidar com o problema.

O roteiro foi escrito por David Seidler e o longa-metragem teve a direção de Tom Hooper.

O período retratado no filme foi "um momento fascinante. É possível registrar a forma como os meios de comunicação de massa transformaram instituições como a Monarquia (...) e como a liderança foi mantida", disse Hooper na estreia de "The King;s Speech".

Durante a Segunda Guerra Mundial, o povo ouvia o chanceler alemão Adolf Hitler fazendo discursos "brilhantes, ferozes e articulados", enquanto o rei da Inglaterra "se esforçava simplesmente para falar", afirmou Hooper.

O Festival de Cinema de Toronto é o maior da América do Norte e é tradicionalmente um evento importante para os distribuidores porque recebe uma grande cobertura da imprensa dos Estados Unidos.

Ao contrário de festivais como o de Cannes (França) e Berlim, o de Toronto não concede prêmios de júri.

No ano passado, o prêmio do público para o melhor filme ficou com "Preciosa", de Lee Daniels, que depois ganhou dois Oscar.