Tóquio - A atriz italiana Sofia Loren recebeu nesta terça-feira o "Praemium Imperiale", uma das maiores distinções culturais japoneses, por sua condição de lenda viva do cinema mundial.
O "Praemium Imperiale" recompensa todos os anos cinco personalidades das áreas da pintura, escultura, música, arquitetura e cinema ou teatro.
Os vencedores de 2010 receberão cada um a soma de 15 milhões de ienes (140.000 euros, 180.000 dólares) durante uma cerimônia que será realizada em 13 de outubro, em Tóquio.
Criado em 1989, o "Praemium Imperiale" já distingiu personalidades como Jasper Johns, Leonard Bernstein, Jean-Luc Godard, Niki de Saint-Phalle e Jean Nouvel.
Outras duas personalidades italianas foram simultaneamente premiadas: o pintor Enrico Castellani, mestre de criação das chamadas "estruturas luminosas", e o pianista Maurizio Pollini, intérprete de um repertório que vai de Bach até a música contemporânea.
A escultora alemã Rebecca Horn, conhecida por suas obras muito complexas, e o arquiteto japonês Toyo Ito, adepto de uma técnica classificada de "fluida", completam a lista de premiados.