Peter Frampton (Beckenham, Kent, 22 de abril de 1950) tornou-se famoso no final dos anos 1960 como integrante do The Herd quando se tranformou num ídolo das adolescentes na Grã-Bretanha. Frampton ficou conhecido por ser o primeiro guitarrista a utilizar do recurso da "guitarra falada", que seria anos depois imitado por Slash (Guns n; Roses) e Richie Sambora (Bon Jovi). A guitarra tinha o som distorcido com a ajuda de um equpamento colocado na boca do músico. Ele então passou a trabalhar com Steve Marriott (dos The Small Faces) na banda Humble Pie, assim como em álbuns de Harry Nilsson, Jerry Lee Lewis e George Harrison. Sua estreia solo foi em 1972 com Wind of Change.
Mas a explosão solo veio com Frampton comes alive, seis vezes platina e que incluía os sucessos ;Do you feel like we do;, ;Baby, I love your way; e ;Show me the way;.
Foi o álbum ;ao vivo; mais vendido de todos os tempos. Depois que o álbum seguinte I;m in you foi lançado, Frampton envolveu-se em um sério acidente de carro nas Bahamas. Enquanto se recuperava, ele atuou em 1978, com os Bee Gees, no filme Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band, um fracasso retumbante. depois disso, o próprio guitarrista reconheceu que perdeu-se durante muitos anos em uma névoa regada a álcool e drogas.
"Fiquei sóbrio sete anos atrás. Não que eu fosse um usuário habitual, mas eu bebia, me drogava, consumia o que aparecesse. Já fazia isso havia algum tempo, e você nunca chega ao ponto em que consegue pensar com clareza suficiente para amadurecer ou crescer. Isso atrofia seu crescimento como pessoa", daclarou o músico em entrevista recente à agência internacional de notícias Reuters.
Nos anos 1980, Frampton voltou a gravar, mas nunca mais retornou às paradas de sucesso. Seu último álbum foi Now, quando ele embarcou em turnê com a banda Styx para promovê-lo.
Depois do atentado ao World Trade Center em Nova York, Frampton decidiu tornar-se um cidadão americano. Ele teve papel ativo na campanha eleitoral de 2004 do candidato John Kerry. Recentemente o guitarrista ganhou o seu primeiro Grammy pelo seu álbum totalmente instrumental ;Fingerprints;, lançado no fim de 2007 que conta com integrantes do Pearl Jam, Rolling Stones, Allman Brothers Band e outros.