Diversão e Arte

Primeira Virada Cultural Distrital traz atrações locais e nacionais

Irlam Rocha Lima
postado em 28/08/2010 07:00
A Virada Cultural, realizada com sucesso em São Paulo desde 2005, reunindo artistas de diferentes segmentos artísticos, serviu de referência para Brasília, que neste fim de semana tem pela primeira vez um evento com características semelhantes. Na capital, a programação terá participação de cantores, músicos e bandas de variados estilos em shows na Esplanada dos Ministérios, na Fercal, em Sobradinho, em Santa Maria, no Guará e em Brazlândia.

O êxito da virada paulista deve-se, em parte, à ampla divulgação feita, com bastante antecedência. Já a 1; Virada Cultural Distrital só foi definida na quinta-feira, no fim da tarde, quando a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura distribuiu comunicado sobre a realização. Mesmo assim, ontem, a grade de atrações ainda sofreu alterações, com o cancelamento de shows dos baianos Tatau e Ara Ketu.

De acordo com o secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, a ideia de promover essa maratona musical vem sendo construída há dois anos. ;Pensamos em realizá-la no ano passado, mas em função da falta de recursos, num primeiro momento, e da crise política, em seguida, o projeto foi adiado. Só agora conseguimos viabilizá-lo com a obtenção de recursos, originários de emenda parlamentar do deputado Cristiano Araújo;. O distrital do PTB teve sua candidatura à reeleição indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), com base na Lei da Ficha Limpa, em razão de condenação por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Ele anunciou que recorrerá da decisão do tribunal.

Gorgulho conta que a equipe da secretaria se mobilizou durante toda a semana, para montar a programação. ;Como tivemos pouco tempo para negociar o cachê dos artistas e cuidar de todos os trâmites legais, optamos por não divulgar a Virada com antecedência, pois corríamos o risco de não haver acordo com alguns deles;.

Atrações nacionais
O secretário acredita que, com a mídia espontânea, inclusive via redes sociais, um número expressivo de pessoas tomará conhecimento dos shows. ;Estamos trazendo para a Virada Cultural 30 atrações nacionais, como Nando Reis, Marcelo D2, Alcione, Wando, Fundo de Quintal e Latino; a eles se juntarão os artistas brasilienses, entre os quais Indiana, Thais Moreira, Angel Duarte e Pé de Cerrado;. Os cachês variam entre R$ 2 mil e R$ 190 mil.

Alcione, Batom na Cueca, Nando Reis e Wando estão entra as atrações da Virada Distrital em vários pontos do DFGorgulho acredita que a mobilização existente na cidade por conta do Cena Contemporânea ; Festival Internacional de Teatro, ajudará a levar muita gente à Esplanada dos Ministérios. Produtor do Cena, Guilherme Reis indigna-se. ;É um desrespeito com um projeto que tem 15 anos e um vínculo forte com a cidade. O palco de shows instalado quase em frente ao espaço de encontro do Cena (Museu Nacional da República) vai atrapalhar a programação de teatro de rua e a festa de confraternização.;

Coordenador do Fórum de Cultura do DF, o maestro Rênio Quintas vê algo de positivo no Virada Cultural, ;por estar abrindo espaço e oferecendo trabalho para artistas candangos;. Mas, por outro lado, critica o fato de haver desrespeito a esses artistas locais, pois ;na hora do pagamento de cachês, eles recebem um valor infinitamente inferior ao que é pago às chamadas atrações nacionais;.

Líder da banda paulista Falamansa, o vocalista Tato diz que o contato para a participação na Virada Cultural foi feito no começo da semana. ;De qualquer maneira, estamos muito felizes em voltar a Brasília e tomar parte num evento desse porte, principalmente por ser gratuito. Já participamos cinco vezes da Virada em São Paulo e o resultado foi ótimo.; Iniciada ontem, às 19h, a maratona de shows começa hoje e prossegue até amanhã, às 23h.

Programação completa

Palcos da Esplanada dos Ministérios


27 de agosto (sexta)

19h
Alexandre Peixe

20h20

Angel Duarte

21h
Detonautas

22h20
André Quatorze Voltas

23h
Pitty

00h20
Terminal Zero

01h
Fundo de Quintal

02h20

Clima de Montanha

04h20
Thais Moreira

06h20
Papel Marchê

28 de agosto (sábado)

18h
Eliane Leite

18h40
Na Lata

19h20
Faluja

20h
Besouro do Rabo Branco

20h40
Blitz

22h
Pé de Cerrado

24h
Myrlla Muniz

00h40
A Xerife

29 de agosto (domingo)

17h
Brazucas

17h40
Viela 17

18h20
Gerson De Veras

19h
Marcelo D2

20h20
Indiana Nomma

21h
Nando Reis

22h20
Raimundos

23h
Latino

Programação nas Cidades

GUARÁ

29 de agosto (domingo)

18h
Levitas
Nani Junior
Alcione
Bartô Blues Band
Terno Elétrico
Blitz

SANTA MARIA

29 de agosto (domingo)

18h
Falamansa
Wando

SOBRADINHO


29 de agosto (domingo)

18h
Raça Negra

FERCAL

29 de agosto (domingo)

Mastruz com Leite
A Xerife

BRAZLÂNDIA

27 de agosto

20h
Detonautas
Falamansa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação