Embora tivesse a fama de mau-humorado, Adoniran Barbosa, para os amigos, só fazia tipo, com seu jeitão italianado e sempre de chapéu na cabeça e cachecol no pescoço. Sérgio Rosa, do grupo Demônios da Garoa, o descreve como uma pessoa simples, engraçado, de bem com a vida. ;Como todo mundo, tinha suas fobias. Uma delas era o medo de elevador;.
Sérgio lembra de um fato que ilustra bem sua observação, sobre a personalidade do compositor que mais cantou São Paulo. ;Ensaiávamos no 25; andar de um edifício na Praça Júlio Prestes. Quando ele ia nos procurar para entregar alguma música, pedia que chamassem meu pai (Arnaldo Rosa), que descia até a portaria do prédio para receber a fita. Ele não subia de jeito nenhum;.
O Demônios da Garoa, com 66 anos de existência, é o conjunto vocal-instrumental com mais tempo de atividade na música brasileira; e, também, o maior intérprete de Adoniran. ;Gravamos mais de 60 músicas de autoria dele. Com a primeira, Malvina, fomos campeões do carnaval de São Paulo em 1951. O primeiro sucesso viria com o estouro de Saudosa maloca, gravada num 78 rotações, que trazia do outro lado Samba do Arnesto, lançado em 1954;, recorda-se Sérgio.
Da atual formação, Sérgio e o filho Ricardinho são os únicos descendentes de um dos fundadores do grupo. A eles se juntam Roberto Barbosa, Sydnei e Izael. De hoje a quinta-feira, o Demônios ocupa o palco do teatro da Caixa com o show Canta São Paulo ; 100 Anos de Adoniran Barbosa. Haverá participação do ator Luís Maurício e um boneco que, caracterizados como o compositor e seus personagens, conduzirão a linha do show, com intervenções cênicas entre blocos de músicas.
Maloca querida
A base do show é o CD que o Demônios lançou em 2009, com a participação de Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Ivan Lins, Benito de Paula, Lecy Brandão e Fundo de Quintal, entre outros. Nesse disco, foram registradas, obviamente, músicas de Adoniran. ;Em nossas apresentações sempre homenageamos Adoniran. Agora, mais do que nunca, quando se comemora o centenário do compositor que mais cantou São Paulo;, diz Sérgio. ;Nessa do Teatro da Caixa, com certeza estarão no roteiro Trem das Onze, Tiro ao álvaro, Iracema, As mariposas, Apaga o fogo Mané, Samba do Arnesto e Saudosa Maloca;, adianta.
Com mais de 10 milhões de discos vendidos, entre 69 compactos simples, seis compactos duplos, 34 LPs e 13 CDs, o grupo surgiu na década de 1940. No fim daquela década, conheceram Adoniran, durante as gravações do filme O Cangaceiro, de Lima Barreto. Em 1994, Demônios da Garoa entraram para o Guiness Book ; o famoso livro dos recordes ; como o conjunto vocal mais antigo do Brasil em atividade.
CANTA SÃO PAULO ; 100 ANOS DE ADONIRAN BARBOSA
Show com o grupo Demônios da Garoa, de hoje a quinta-feira, às 20h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Norte). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes, pessoas com idade acima de 60 anos e empregados da Caixa Econômica). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3206-6456.
Ouça Samba do Arnesto, com Demônios da Garoa