Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Quarteto americano de saxofones se apresenta em bares e restaurantes da cidade

Não estranhe se, de hoje até quinta, você se deparar com um quarteto de saxofones tocando em restaurantes, bares ou em outros lugares de grande concentração de pessoas. Levar a música para as ruas, até as pessoas, é um dos objetivos do festival I love jazz, que começa hoje na cidade. ;As pessoas não consomem jazz porque não o conhecem. A ideia do evento é fazer o público perceber que esse tipo de música não tem nada de difícil, complicado ou elitista. Ao contrário, é uma música popular;, afirma o músico mineiro Marcelo Costa, diretor geral e curador do festival.

Os pocket shows do quarteto de saxofones The Florida Keys antecedem a programação do I love jazz em Brasília, que contará com apresentações do guitarrista argentino Victor Biglione, da cantora Elza Soares, com o tropetista Nivaldo Ornelas, e do grupo francês Pink Turtle, todos em 3 de agosto, próxima terça.

No dia seguinte, será a vez do sexteto do clarinetista francês Claude Tissendier em homenagem John Kirby e do trompetista de Nova Orleans Leroy Jones (acompanhado por seu sexteto). Em 5 de agosto, se apresentam o grupo argentino Antigua Jazz Band e a pianista americana Judy Carmichael. Todos os shows serão realizados no Teatro Oi Brasília.

Diferenciados
Em sua segunda edição, o I love jazz passará por quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital mineira foi a primeira a receber a programação. O Florida Keys esteve por lá até ontem. ;Eles são um grupo diferenciado. Não tem percussão, nem instrumento para fazer a base. A base é feita por eles mesmos;, explica Marcelo Costa. ;Como eles tocam andando, têm a facilidade de ir até o público e surpreendê-los;, continua o curador. Com outro nome, o quarteto formado por John Orfini (sax soprano), Tamara Danielsson (alto), Scott Silbert (tenor) e Dave MacKenzie (sax baixo) se apresenta regularmente no parque Magic Kingdom, na Disney World, em Miami.

Na sexta, a programação dos grandes shows começa em BH. ;Eu falaria bem de todas elas, claro;, diverte-se Marcelo Costa. ;O Leroy, trompetista de New Orleans, é fabuloso. Tem também a volta da Pink Turtle, que fez muito sucesso no ano passado e choveu de e-mails pedindo para a gente trazê-los outra vez. E, claro, tem a Elza, cantando standards do jazz;. Em Belo Horizonte, o festival é gratuito e em 2009, chegou a reunir 8 mil pessoas por dia.

I love jazz
De hoje a quinta, pocket shows com o quarteto de saxofones The Florida Keys (EUA). Hoje, às 19h, no Nu Céu (405 Sul); às 20h, no Bar Brahma (201 Sul); às 21h, no Bar Brasília (506 Sul); e às 22h, no Chiquita Bacana (209 Sul). Amanhã, às 19h, no Bar Bier (Pontão do Lago Sul); às 20h, no Café Aquário (Pontão do Lago Sul), às 20h30, no Empório Santo Antônio (Píer 21) e às 21h, no Universal Diner (210 Sul). Quinta-feira, às 19h, no Líbanus (206 Sul); às 20h, no Armazém do Ferreira (202 Norte) e, às 21h, no Leblon (208 Sul).