Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Quadros de Valcirema em destaque no Espaço Chatô

Uma paisagem bucólica, com direito a riacho, barquinho na margem e casinha de sapê, foi o primeiro quadro feito por Valcirema (sem sobrenome mesmo). O pequeno quadro pintado aos 11 anos revela um dos temas do trabalho da artista que, a partir desta terça, pode ser visto na exposição Dois estilos, uma paixão, no Espaço Chatô (térreo do edifício sede do Correio Braziliense). Além da temática figurativa, a pintora recorre à escola abstracionista para registrar fatos cotidianos e visões pessoais.

Antes de informar um pouco sobre o conteúdo do trabalho, a pintora faz uma observação ao título da exposição. ;O nome é uma provocação. É uma forma de comunicar ao público que estilos diferentes podem ser mostrados juntos, não prejudicando o trabalho proposto pelo artista;, refere-se ela para as duas formas de arte registradas nas telas. Em relação ao abstracionismo, Valcirema relata que anteriormente possuía uma técnica mais rígida e formal, mas que agora consegue brincar com a técnica de uma maneira informal.

Essa nova fase pode ser evidenciada em Cocar, no qual as penas do adereço indígena são registradas de maneira não uniforme. Já em algumas produções figurativas, a pintora acrescentou um tom de protesto, uma forma explícita de suas perplexidades. ;Retratei a minha indignação colocando uma criança dividindo o sorvete com outra, esta, moradora de rua. Próximo aos pequenos, uma mulher bem-sucedida fica de costas para não ver o ocorrido;, conta. A contestação, segundo a autora, é uma alfinetada no comportamento da sociedade de fechar os olhos diante de certos fatos.

Valcirema destaca que as cores são uma boa referência para expressar seus sentimentos. ;Como a música traz emoção para os nossos ouvidos, as cores trazem emoção para os nossos olhos;. Para essa exposição, foram preparadas 16 obras. A carioca cursou a faculdade de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Radicada em Brasília há mais de 20 anos, ela realizou a primeira exposição em 1988. A pintora brinca que, devido os afazeres de esposa e de mãe, teve que interromper por um período a profissão, mas o ateliê em casa sempre a manteve ligada à arte.

DOIS ESTILOS UMA PAIXÃO
Até 16 de julho, no Espaço Chatô (SIG Quadra 2, Lote 340), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, informações: 3214-1350. Entrada franca.
<--
--> <--
--> <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <--
--> <--
-->