Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Onda hollywoodiana de remakes invade as salas de cinema

Na comédia O feitiço do tempo, de 1993, Bill Murray é um apresentador de tevê que se descobre em uma situação surreal: todos os dias são rigorosamente iguais. Nos próximos meses, os cinéfilos brasileiros vão experimentar uma sensação parecida quando assistir a alguns dos maiores lançamentos da temporada. Além das tradicionais continuações, como foi Homem de Ferro 2, Hollywood elege como prioridade o mercado das refilmagens. Atualmente, estúdios de cinema norte-americanos produzem cerca de 50 remakes ; entre eles, versões recauchutadas para sucessos populares como Karatê kid, Footloose, Highlander, Robocop e até o clássico Os pássaros, de Alfred Hitchcock.

O fenômeno tornou-se tão corriqueiro que a indústria criou um termo para batizar os filmes que, de estaca zero, retomam franquias bem-sucedidas: são os reboots. Após três episódios de Homem-Aranha, todos sob comando de Sam Raimi, a Sony Pictures anunciou que a série será reiniciada em 2012, com novo diretor e elenco. A Marvel Studios já havia apelado para a estratégia em O incrível Hulk (2008), que narrou a ascensão do gigante verde como se o longa anterior (Hulk, de 2003) não existisse. A Warner usou o recurso em Batman begins (2005). Nesses casos, um dos objetivos práticos é refrigerar o fã-clube: conquistar, com armas antigas, uma nova geração de espectadores.

Os heróis dos quadrinhos, no entanto, não são maioria na máquina da reinvenção. Em cartaz nos cinemas de Brasília, a aventura Fúria de titãs, a fita de terror A hora do pesadelo e o thriller O preço da traição provam que a tendência está disseminada ; não privilegia um só gênero e atrai tanto pequenas quanto grandes produtoras. A ressurreição de Freddy Krueger, que volta às telas sem a participação do ;pai; Wes Craven (diretor do original), faz parte de uma fornada de releituras para longas de horror, todas com a grife do produtor Michael Bay (diretor de Transformers). O massacre da serra elétrica, Terror em Amityville e Sexta-feira 13 já tomaram o banho de loja.

[SAIBAMAIS]No caso de O preço da traição, de Atom Egoyan (O doce amanhã), a ;cobaia; é o drama francês Nathalie, de Anne Fontaine. Ainda no ramo das adaptações norte-americanas para obras europeias, o suspense sueco Os homens que não amavam as mulheres, também em exibição na cidade, terá tradução para o inglês prevista para 2012, com direção de David Fincher (Zodíaco).

Fúria de titãs, uma recriação pálida do blockbuster de 1981, fecha a trinca de remakes que estão no circuito. Recentemente, o público de Brasília assistiu a transcrições de fitas como O lobisomem, O sequestro do metrô 1 2 3 e Fama. Em breve, o jogo dos sete erros incluirá o ;terrir; Piranha 3D e o ;reboot; da série Brinquedo assassino. Nesta página, conheça os remakes que vão transformar salas de exibição em túneis do tempo.

Em cartaz

Fúria de titãs
(Clash of the titans, Inglaterra/EUA, 2010, 118min, não recomendado para menores de 14 anos). De Louis Leterrier. Com Sam Worthington, Liam Neeson e Ralph Fiennes.

A hora do pesadelo
(A nightmare on Elm Street, EUA, 2010, 95min, não recomendado para menores de 16 anos). De Samuel Bayer. Com Jackie Earle Haley, Rooney Mara e Kyle Gallner.

O preço da traição
(Chloe, EUA, 2009, 96min, não recomendado para menores de 16 anos). De Atom Egoyan. Com Julianne Moore, Liam Neeson e Amanda Seyfried. Confira salas e horários no Roteiro.

Em breve

Karatê kid

Uma das fitas mais populares dos anos 1980 retorna em um formato ainda mais teen: o mestre de artes marciais agora é interpretado por Jackie Chan (A hora do rush) que orienta o menino Jaden Smith (filho de Will Smith). Harald Zwart, de A pantera cor de rosa 2, dirige. Estreia em 27 de agosto no Brasil.

A epidemia
Depois dos zumbis de Madrugada dos mortos (2005), outra criação de George A. Romero será ressuscitada. Na adaptação de O exército do extermínio (The crazies, de 1973), moradores de uma cidadezinha surtam após consumir água contaminada. Estreia em 30 de julho no Brasil.

Piranha 3D
O provocador francês Alexandre Aja (de Viagem maldita) descongela o ;terrir; de 1978, dirigido por Joe Dante. Promessa de sustos: os roteiristas de Jogos mortais narram o ataque de piranhas em um balneário concorrido. Estreia em agosto nos Estados Unidos.

Brinquedo assassino

Um dos remakes mais (assumidamente) picaretas do ano: Don Mancini, o diretor de O filho de Chucky (2004), vai à fonte e recicla a fita de 1988, escrita por ele próprio. O lançamento está previsto ainda para este ano.

Em produção


Conan
Ainda não se sabe se Arnold Schwarzenegger faz alguma participação no projeto, mas o retorno do bárbaro está garantido para 2011, com direção de Marcus Nispel (do remake de Sexta-feira 13).

Um robô em curto-circuito
Um clássico da Sessão da tarde tem a lataria recauchutada pelo diretor Steve Carr (Dr. Dolittle 2). O produtor é o mesmo do original, sobre um robô muito vivo. Programado para 2011.

Poltergeist
A assombração de 1982, dirigida por Tobe Hopper e escrita por Steven Spielberg, vai ser reprisada por Vadim Perelman, do drama Casa de areia e névoa (2003). Chega às telas em 2011.

Porky;s

O comediante e radialista Howard Stern, conhecido pelos maus modos, refaz a picardia teen de 1982 que inspirou ;joias; como American pie. Ainda sem previsão de lançamento.

Flash Gordon

Remake é com ele mesmo: depois de A epidemia, Breck Eisner voa ao planeta das adaptações de quadrinhos com roupagem modernosa para a fita de 1980. Desembarca em 2012.

Os pássaros

Cinéfilos, tremei: é o Michael Bay de Transformers e Bad boys quem produz este filhote do clássico de Alfred Hitchcock (lançado em 1963). Martin Campbell, de Cassino Royale, dirige. Mas só em 2013.

Footloose

Para os órfãos dos anos 1980, uma boa nova: o retorno de Footloose está confirmado, com direção de Craig Brewer (Ritmo de um sonho). A festa começa em 2010.

Mais refilmagens


; Akira
; Almôndegas
; Arthur, um milionário sedutor
; Barbarella
; Coração satânico
; Deixe ela entrar
; Desejo de matar
; Eles vivem!
; O enigma do outro mundo
; Hellraiser
; Highlander
; O hospedeiro
; O incrível homem que encolheu
; A joia do Nilo
; Metropolis
; Oldboy
; Robocop