Milão - O célebre maestro italiano Claudio Abbado, 76 anos, teve de cancelar seu retorno após 24 anos ao Teatro Scala de Milão (norte do país) por motivos de saúde. O preço da entrada será devolvido.
Os três concertos programados para o início de junho do renomado maestro eram um dos principais eventos musicais do ano e tinham gerado muita expectativa devido ao fato de o músico ter pedido como remuneração a plantação de 90.000 árvores em Milão.
Além dos concertos no Scala, o maestro não poderá dirigir o concerto de inauguração em 9 de junho do Festival de Ravena, sendo substituído pelo jovem venezuelano Diego Matheuz, como ocorreu no ano passado em Parma (norte da Itália).
Abbado, que enfrentou um câncer no estômago em 2000, anulou em diversas ocasiões seus concertos por motivos de saúde. Um desses cancelamentos ocorreu no ano passado, com a Orquestra Mozart de Bolonha e os concertos programados com a Orquestra do Festival de Lucerna, em Nova York.
Claudio Abbado foi maestro e chefe permanente do Scala de Milão (1968-1986), da Orquestra Sinfônica de Londres (1983-1986), da Ópera de Viena (1986-1991) e da Filarmônica de Berlim (1989-2002).